Roteiro cultural

Com apoio do Governo de Alagoas, Mácleim lança seu novo álbum de estúdio

H’Cordas já está disponível em todas as plataformas de streaming de música

Por Ascom Secult 16/03/2023 23h50
Com apoio do Governo de Alagoas, Mácleim lança seu novo álbum de estúdio
Cantor e compositor alagoano Mácleim apresenta seu mais recente trabalho, o álbum H’Cordas - Foto: Divulgação

Depois de 10 anos do último álbum lançado, o artista alagoano Mácleim apresenta o seu mais recente trabalho, o álbum H’Cordas, lançado no último dia 14, pelo selo Batuta em todas as plataformas de streaming de música. O projeto tem apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), via Lei Aldir Blanc, direcionada pelo Ministério da Cultura.

Mácleim é natural de Murici, com formação acadêmica em jornalismo, porém, antes de tudo, é radialista, produtor musical, autor de trilhas para teatro e crítico musical. Ou seja, um “propositor”. Um sujeito que propõe coisas. Em 1998, Mácleim fez a sua primeira turnê pela Europa, com 28 shows em países como a França, Suíça, Alemanha, Itália e Holanda. Apresentou-se em festivais conceituados, como Festival de Utrech, Schelde Jazz Festival, Festival BD, Montreux Meets Brienz Jazz Festival e Montreux Jazz Festival.

De acordo com o artista, a primeira ideia conceitual para o H’Cordas era fazer um álbum onde apenas instrumentos de cordas fossem utilizados, a partir das próprias cordas vocais. Daí o título, onde além das cordas, subtendem-se os verbos haver e acordar. Essa ideia foi posta em prática só até a segunda página, pois, durante o processo de gravação, algumas das canções demonstraram um apelo rítmico com tamanha intensidade, que pôs em xeque o conceito originário.

Portanto, trazer instrumentos percussivos para a cena do H’Cordas tornou-se imprescindível e o que antes teria o absoluto protagonismo dos instrumentos de cordas foi um tantinho mitigado. No entanto, a essência conceitual, pretérita, permaneceu acesa.

Mácleim afirma que a experiência de gravar à distância, imposta pela pandemia, acabou sendo um salutar aprendizado que o fez repensar clichês e dogmas técnicos, abrindo novos horizontes para outras possibilidades. Dessa forma, o resultado são canções alicerçadas na imensa gratidão à produção de Félix Baigon e a dedicação e talento de todos os músicos, artistas, técnicos e colaboradores que, cada um em sua latitude, agregaram imensurável valor ao H’Cordas.

Um dos pontos altos desse trabalho está nas participações especialíssimas de músicos como: Antonio Adolfo, Almir Medeiros, Billy Magno, Carlos Bala, China Cunha, Eduardo Morelembaum, Félix Baigon, Fernando Melo, Fernando Nunes, Luizinho Assis, Marcelo Mariano, Norberto Vinhas e Wellington Pinheiro. Além de artistas queridos como Bruna Caran, Celso Viáfora e Irina Costa, que protagonizaram algumas canções e iluminaram o H’Cordas, com timbres e cantos maravilhosos.

O H’Cordas é uma história construída a tantas mãos, que o artista dedica a todos os músicos e artistas citados, além dos amigos e mecenas, imprescindíveis como Fernando Andrade e Pedro Advincula, os poetas e parceiros Sidney Wanderley, Pedro Cabral e Vera Garabini e, por fim, à memória das milhares de vítimas da pandemia e às criaturas que, assim como o H’Cordas, têm histórias pra cantar.