Roteiro cultural

Bloco Rock Maracatu desfilará no próximo domingo (12) na Pajuçara

A cantora Mariana Aydar participa pela primeira vez do Carnaval de Maceió como convidada especial

Por Assessoria 10/02/2023 09h06
Bloco Rock Maracatu desfilará no próximo domingo (12) na Pajuçara
Rock Maracatu - Foto: Assessoria

Após dois anos sem Carnaval, o bloco “Rasgando o Couro - Rock Maracatu” ganha às ruas no próximo domingo (12), com participações especiais da cantora paulistana Mariana Aydar e dos alagoanos Mel Nascimento, Naná Martins e Wado. A concentração está marcada para 13h em frente a praça Multieventos, na Pajuçara.

Neste ano o tema escolhido é “Quais as cores moram em você?”, que tem o objetivo de levantar a bandeira do respeito, abraçando a diversidade de um país tão plural como o Brasil e levando pra avenida muita paz e alegria. E mais, em 2023 o bloco contará com tradução em libras durante todo o percurso do desfile, tornando-o ainda mais acessível a todos.

De acordo com a cantora Fernanda Guimarães, vocalista do RC, a ideia surgiu devido à diversidade encontrada dentro do próprio Coletivo, que possui pessoas de diversas idades, classes sociais, cores, orientações sexuais, com deficiências etc. “Nossa intenção é colorir a avenida mostrando que é possível viver em mundo diverso colocando o respeito sempre em primeiro lugar”.

“O bloco é totalmente gratuito e sem cordas! Todos serão bem-vindos para festejarmos juntos a chegada de mais um Carnaval, desta vez com muito mais alegria e diversão”, concluiu ela.

Apesar de ser um evento gratuito, o Rock Maracatu realizou a venda de alguns kits com abadás e copos para àqueles que quiseram colaborar com os custos gerados pelo projeto. Porém, os kits já estão esgotados.

Mariana Aydar


Em 2023, o bloco receberá a participação especial da cantora paulistana Mariana Aydar, que além de já trazer em sua carreira cinco discos gravados em estúdio e um documentário, ganhou o Grammy Latino 2020 na categoria Melhor Albúm de Música de Raízes em Língua Portuguesa com o albúm “Veia Nordestina”. Atualmente, Mariana faz parte da trilha sonora da novela “Travessia”, da Tv Globo, com uma versão especial da música “Espumas ao Vento”, do cantor Fagner.

Coletivo Rock Maracatu


O Coletivo surgiu da fusão de clássicos do rock, temperados com a batida do maracatu, após uma “rockbatucada” despretensiosa da cantora alagoana Fernanda Guimarães com grupos de Maracatu de Maceió, no ano de 2012.

Atualmente o grupo é formado por batuqueiros de diversos grupos de percussão de Alagoas, como Baque Alagoano, Afrocaeté, Gamgazumba, Maracatodos, Brincantantes, entre outros, e mistura o Maracatu – folguedo popular bastante enraizado em Alagoas – e a batida forte do rock and rool, proporcionando uma nova maneira de ouvir, tocar e experienciar a música. A vocalista do grupo é a cantora alagoana Fernanda Guimarães.

Ressaltando sempre a cultura popular e trazendo temas relevantes e atuais, o grupo possui músicas autorais que evidenciam as bandeiras da diversidade, feminismo, luta contra o racismo, como “Meu maracatu é arma”, “Do Pontal ao Jaraguá”, “O batuque é delas” (tema do ano de 2020), “Rockbatucada”, entre outras

Serviço:
O que? Desfile do Bloco Rasgando o Couro Rock Maracatu
Quando? Domingo 12.02
Que horas? A partir das 13h
Onde? Concentração em frente a praça Multieventos, na Pajuçara - Maceió-AL