Roteiro cultural

Arattack: festival de Rock une ainda mais cena e homenageia Limerk Tadeu

Por Assessoria 09/02/2023 09h55
Arattack: festival de Rock une ainda mais cena e homenageia Limerk Tadeu
O que vemos em Arapiraca, no Agreste alagoano, é uma sintomática união dessas tribos - Foto: Divulgação

A cidade de Arapiraca é berço de diversas manifestações socioculturais. Como já pontuou o historiador, escultor e folclorista Zezito Guedes, o município “é um celeiro de artistas”.

Não seria diferente, também, no campo da “música pesada” (apenas mais uma das alcunhas dadas ao Rock). Em uma de suas vertentes, há o Metal, com suas subdivisões e tribos específicas.

O que vemos em Arapiraca, no Agreste alagoano, é uma sintomática união dessas tribos. Sobretudo, agora, com partida de um dos grandes incentivadores culturais e músicos da cena de Metal local: o designer Limerk Tadeu da Silva.

Ele, que era cantor das bandas Phobbiah (Thrash Metal) e Pandemic (Power Thrash Metal), sofreu complicações em decorrência da COVID-19 e nos deixou na última sexta-feira (3), prestes a completar 42 anos de idade no próximo dia 15 de março.

Grande apreciador da música cover e autoral local, incentivava grupos a seguirem fazendo seu som e usualmente comparecia a shows em festivais e no cenário underground, sempre rodeados de amigos(as).

Agora, a 4ª edição do Arattack Metal Festival é quem vai homenageá-lo, juntando seus amigos(as) para reverenciar seu nome, seu legado e sua generosidade.

Neste sábado (11), o referido evento acontecerá a partir das 19h, no Clube dos Professores, bairro Santa Esmeralda, em Arapiraca.

As bandas que irão se apresentar são FourKaos (Modern Metal), de Campina Grande-PB; PureHate (Crossover), de Maceió; Prozac 2.0 (Metal Alternativo), de Arapiraca; Eletric Poison (Heavy Metal), de Salvador-BA; e Human (Heavy Metal), de Feira de Santana-BA — estas duas últimas atualmente em turnê pelo Brasil.

Antecipados, os ingressos estão por R$ 30 (Sympla ou Pix - [email protected]). Na portaria do evento, o investimento será de R$ 40. Para mais informações sobre como adquirir a entrada, acesse o Instagram oficial @arattackmetalfestival e clique na bio.

Como apoiadores culturais, houve patrocínio das empresas Falcão Hotel e Restaurante, DDM Soluções Contábeis, Rua 15 Podcast, Supermercados Albuquerque, Helton Júlio Equipadora, Júpiter Discos, Instituto de Evolução Profissional (IEP), Pizzaria Santos Paulino, Gelocar, Agência Eitxa!, Dimas Vaz Luthier, Vereador Márcio Canaã, King’s Burguer e Supritec.

Para o organizador Carlos Eduardo dos Santos, o intuito de realizar o festival “é reacender a chama do Metal arapiraquense”. Confira abaixo uma entrevista ping pong exclusiva com ele.

1 - Qual a importância de eventos assim na nossa cidade, tanto no sentido de fortalecimento da cena, como diante do contexto pós-pandêmico? Acha essencial esse retorno, essa presença física aos eventos?

CARLOS EDUARDO: Nós, que somos o público que ama o Rock N’ Roll e o Metal, sofremos bastante pela escassez de eventos em Arapiraca e toda a região. Até 2016, Arapiraca era uma referência em qualidade e quantidade de eventos! Várias bandas inseriam a cidade como meta na rota de suas turnês. Infelizmente, com o hiato e a pandemia em seguida, acabamos perdendo essa força. O retorno é essencial e, agora, temos também um novo público! Aquele pessoal, que em 2016 tinha seus 12 anos de idade, hoje já é um adulto. O roqueiro, headbanger (ou metaleiro, seja como for) de todas as idades, merece e precisa ter um espaço para curtir!

2 - Na 5ª edição, haverá mais bandas de Alagoas? Como vê o panorama do Rock/Metal aqui na cidade e no Estado?

CARLOS EDUARDO: Com certeza! Um dos princípios do Arattack é fomentar a cena em Alagoas e apoiar as bandas daqui. Em Arapiraca, notei uma dificuldade para achar bandas de Metal. Inclusive, estamos preocupados sobre quais bandas poderão tocar na próxima edição. Queremos movimentar novas bandas, novos projetos e novos eventos. Vamos nos mover!

3 - Esta edição é essencialmente especial, pois traz uma justa homenagem a um headbanger amado por todos e todas: Limerk Tadeu, frontman de bandas como a Phobbiah e, mais recentemente, a Pandemic. O que isso significa para você?

CARLOS EDUARDO: Infelizmente, fomos pegos de surpresa com o falecimento do nosso brother Limerk! Nada mais justo que esta edição seja inteiramente dedicada em memória de um cara que, além de ser amado e respeitado por todos da cena, também contribuiu para o Arattack, patrocinando com materiais gráficos em 2 edições e, também, com sua contribuição nos palcos, pois a Phobbiah se apresentou na primeira edição do festival. Haverá uma playlist especial tocando nos intervalos, com músicas que ele amava ouvir... Toda homenagem ainda é pouca para esse cara, que ficará eternizado em nossos corações. R.I.P.

4 - Qual a expectativa para o evento de logo mais? Os apoiadores culturais/patrocinadores foram essenciais para mais esta edição?

CARLOS EDUARDO: Os patrocinadores foram e são de extrema importância para o festival acontecer. Com eles, conseguimos pagar boa parte das despesas, entregando assim uma boa estrutura por um preço bacana nos ingressos! A expectativa é de superar o público da edição de 2022 e entregar uma noite sensacional a todos que comparecerão!

5 - Arapiraca é conhecida por sua "tradicional feira livre", que já foi uma das maiores do Nordeste brasileiro. Você trouxe um novo panorama para este tipo de seara musical com o Arattack: fez uma verdadeira "feira" na edição passada, em meio às atrações no palco. Haverá novamente nesta? O que o público encontrará por lá?

CARLOS EDUARDO: Com certeza, haverá a “feirinha”! Só não teremos bolo de milho, broa e cocada (risos). De resto, teremos para vender, quem quer comprar? (Sim, eu tinha que fazer o trocadilho com “Feira de Mangaio” — risos). A feira era uma ideia antiga que conseguimos colocar em prática na última edição. Desta vez, teremos menos participantes comercializando, mas isso não quer dizer que teremos menos itens; o pessoal está separando muita coisa bacana! Além dos materiais das próprias bandas, também iremos ter:

* Júpiter Discos – Discos de vinil (LPs), CDs, K7s, DVDs, camisas oficiais de bandas e bonés;
* Morgana Alternativa Store – Loja de acessórios e arreios femininos feitos à mão;
* Quinquilharia Discos – Discos, Livros, HQs, CDs e DVDs; e
* Maka Espetos – Espetinhos selecionados de sabores diversos.

Foto: Divulgação