Roteiro cultural

Terceiro fim de semana de prévias tem maior número de atrações

Só o Pinto da Madrugada promove três eventos; já a Liga Carnavalesca leva vasta programação para a orla de Maceió

Por Gabriely Castelo - colaboradora com Tribuna Independente 04/02/2023 08h54
Terceiro fim de semana de prévias tem maior número de atrações
Conforme organizadores, somente o Munguzá do Pinto deve atrair para a orla de Maceió pelo menos 5 mil pessoas - Foto: Reprodução Facebook/Arquivo

Enquanto o Carnaval não vem, o calendário alagoano está repleto de festas, blocos e programações para todos os gostos. As prévias carnavalescas estão dando o gás nos foliões, que mal podem esperar pela a maior festa de rua do Brasil, especialmente após dois anos sem o evento devido à crise mundial de saúde causada pelo Covid-19.

As prévias já começaram há duas semanas com o lançamento da programação do Pinto da Madrugada no dia 21 de janeiro e com o Carnaval de Edécio Lopes no dia 22. No último fim de semana houve o ensaio aberto do bloco Pinto da Madrugada, mas a festa não para por aí, esse fim de semana tem muito mais.

O Munguzá do Pinto acontece no sábado (4), a partir das 7h30, em frente ao Hotel Ponta Verde, em Maceió. Segundo Hermann Braga, dirigente do bloco, o evento vai reunir pelo menos 5 mil pessoas, entre turistas e alagoanos, que terão a oportunidade de desfrutar do mungunzá, uma iguaria tipicamente nordestina, servida gratuitamente.

“Feita de diferentes formas, a receita pode ser doce ou salgada, mas no Pinto, ela é feita pelo Hotel ponta Verde, com milho, leite, canela, e uma dose especial, segredo do bloco e do chef do hotel”, revela, reforçando: “Além de muito amor durante o preparo, a animação do folião é uma pitada extra, que deixa tudo mais gostoso”.

Já no domingo (5), será o dia da estreia do Sururu do Pinto, marcado para às 9h da manhã, na orla lagunar, no bairro do Vergel. Também não vai faltar opção de diversão para a criançada, às 17h, o bloquinho infantil do Pinto acontece no Maceió Shopping.

Programação preenche manhã e tarde de sábado e domingo


O maceioense também vai poder aproveitar as prévias realizadas pela Liga Carnavalesca de Maceió, com apoio do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. Maceió Folia, Jaraguá Folia e Banho de Mar estão na agenda.

A programação começa no sábado (4), com o desfile dos blocos no percurso Pajuçara-Ponta Verde, se iniciando às 8h. A festa conta com Passistas na Cadeira Gigante às 10h, Bloco do Rei às 11h, Turma da Rolinha às 11h30, Caveira às 12h e Pecinhas às 12h30. Já no domingo (5), a partir das 8h, o Bloco Pererê, comandado pela banda Cazuadinha, vai sair do Sete Coqueiros. Logo após, às 10h, as Passistas na Cadeira Gigante, seguido do Bloco Jaraguá com o Baile Nova Praia às 11h e o Bloco Saia Elétrica com Raí Saia Rodada às 12h.

Victor Barros, 24, empresário, vai aproveitar o Bloco do Rei nesse fim de semana com amigos e a namorada. A expectativa para a volta do carnaval de rua é grande. “Espero que esse ano seja igual aos outros anos antes da pandemia, só que melhor. A orla está com uma cara diferente, mais turistas, mais atrações, mais apresentações”, declarou.

Quem também não quer perder a festa é Luana Siqueira, 19, estudante, que prefere as prévias, que o Carnaval em si. Nesse domingo, ela vai curtir o Sururu do Pinto, no Vergel. “Para mim, as prévias são melhores do que o Carnaval em si. É mais tranquilo. Eu gosto da alegria, da brincadeira. Estava com muita saudade do carnaval”, disse.