Roteiro cultural

Exposição do “Filhinhos da Mamãe” abre Carnaval no shopping

Por Assessoria MTB 31/01/2023 09h54 - Atualizado em 31/01/2023 11h14
Exposição do “Filhinhos da Mamãe” abre Carnaval no shopping
Com curadoria da museóloga e diretora do MTB, Hildênia Oliveira, a exposição também conta com a presença da boneca Mamãe - Foto: Divulgação

A festa de momo está chegando e o Museu Théo Brandão (MTB) já está entrando no clima com uma exposição de carnaval no piso 2 do Maceió Shopping, em frente aos cinemas . A partir desta quarta-feira (1º de fevereiro), a mostra “40 anos de Mamãe na folia” vai exibir vinte fotografias que retratam o bloco “Filhinhos da mamãe”, ao longo das últimas quatro décadas. A mostra segue até o dia 26 de fevereiro.

Com curadoria da museóloga e diretora do MTB, Hildênia Oliveira, a exposição também conta com a presença da boneca Mamãe, do boi de carnaval e de estandartes, peças que ficam expostas na sala do Museu, voltada para a festa da folia.

A exposição vai mostrar a boneca Mamãe pronta para um grande evento, com uma roupa de gala. “A Mamãe está sendo toda restaurada, vai ganhar maquiagem nova. Vai aparecer para o público renovada, com uma roupa preta, com fitas coloridas, arrumada para a festa dos quarenta anos”, disse Hildênia.

Só tem um detalhe: para ver a Mamãe com toda essa arrumação no shopping, é preciso esperar após o baile do bloco Filhinhos da Mamãe porque a roupa de festa será exibida primeiramente no evento que acontece tradicionalmente no Museu. Após a festa, a boneca seguirá para a exposição.

Uma das fundadoras do bloco, Carmen Lúcia Dantas diz que a mostra traz uma análise da união entre o passado e a contemporaneidade. “Pensar os quarenta anos do bloco Filhinhos da Mamãe é refletir sobre o modo como a tradição carnavalesca em Alagoas é revisitada e renovada. É também abrir-se para o novo não apenas na folia em si, mas nos sentidos que se formam a partir desse encontro da atualidade com a memória do carnaval”, disse.

Boneca da Mamãe (Foto: Assessoria)



SERVIÇO:


Exposição “40 anos de Mamãe na folia””

Onde: Maceió Shopping (em frente ao cinema)

Quando: de 1º a 26 de fevereiro

Entrada gratuita.