Roteiro cultural

Rostos, traços e histórias na exposição

Mostra vai reunir 65 artistas na Galeria de Artes do Complexo Cultural Teatro Deodoro

Por Paulo Canuto / Ascom Diteal 24/01/2023 16h29 - Atualizado em 24/01/2023 17h01
Rostos, traços e histórias na exposição
Exposição Reencontro - Foto: Paulo Canuto / Ascom Diteal

O que seria da humanidade sem a arte? Como disse Nietzsche, "temos a arte para não morrer ou enlouquecer perante a verdade". E foi assim que a Galeria de Artes do Complexo Cultural Teatro Deodoro fechou e abriu o ano, com arte, na exposição "Meu mundo é o papel", de Agélio Novaes, que se encerrou no último dia 15. E sem parar para respirar, uma nova mostra está pronta.

Trata-se da exposição "Reencontro", que será aberta na próxima terça-feira, 24, às 19h e fica aberta até o dia 28 de fevereiro. A abertura vai contar com a presença dos artistas e a apresentação musical do grupo "Som do Mar Acústico".

Será a reunião de 65 expositores alagoanos que ficaram um período ausentes por causa da pandemia e o isolamento por conta da Covid-19 gerou a inspiração do "reencontro", a curadoria da exposição é de Viviani Duarte e Manu Constant.

Sandra Menezes, diretora-presidente da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas, Diteal, conta da alegria de receber tantos artistas numa mesma exposição. "Vai ser uma coisa linda de se ver, tantos artistas e suas obras, com suas particularidades, histórias, todos reunidos neste espaço que respira arte nesta exposição que vem com esse propósito do reencontro, da união, da pluralidade que só a arte pode nos proporcionar", destaca Sandra.

"Esse grupo de artistas, guerreiros de uma luta do desconhecido, dos medos, das perdas, vinham numa trajetória de itinerância, com a exposição 'urbanidade', antes da pandemia, e agora, voltamos com essa mostra, que traz 65 artistas, com histórias e trajetórias distintas, gerando esse coletivo, com pinturas, desenhos, gravuras, ilustrações, fotografias, esculturas ,instalações. São artistas iniciantes e também já renomados, se comunicando, numa arte democrática, nessa mostra", explica Viviani Duarte.

Parte dessa exposição já ocupou dois lugares bastante conhecidos do público alagoano: primeiro, o Centro Cultural Arte Pajuçara, contando com 30 artistas, depois partindo para o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), agregando mais 10 expositores e, agora, 65 no total, para ocupar os dois pisos da galeria.

"É muito satisfatório para a Galeria de Artes Visuais do Teatro Deodoro iniciar o exercício de 2023 com a exposição 'Reencontro', que prestigia a criação de 65 artistas visuais e se revela como um ato de ousadia e imenso poder em agregar, trazendo artistas com diversas técnicas e histórias", diz o gerente artístico-cultural da Diteal, Alexandre Holanda, ao completar: "De iniciantes que buscam oportunidades para dar visibilidade para sua arte a veteranos consagrados, de amadores a profissionais, e também pela credibilidade das curadoras reafirmada quando conseguem trazer para um importante equipamento artístico público, toda essa diversidade criativa, é certamente um acontecimento no cenário local, a exposição se mostra vitoriosa por corresponder ao que se propõem fazendo acontecer o exercício do encontro outra vez, e mais do o que ela realiza em si, o que poderá reverberar através dela", finaliza Holanda.

E para aqueles que não puderem prestigiar a abertura da exposição, a mostra vai ficar aberta até o dia 28 de fevereiro e para escolas e grupos que desejam agendar uma visita guiada basta enviar um e-mail para [email protected] ou entrar em contato pelo WhatsApp (82) 98884-6885.

Serviço:

O que é: Exposição "Reencontro"

Abertura: 24 de Janeiro – 19h

Visitação: 24 de janeiro a 28 de fevereiro

Onde: Galeria de Artes do Complexo Cultural Teatro Deodoro

Entrada: Gratuita.