Roteiro cultural
Prévias carnavalescas de Maceió começam neste domingo (22)
Após dois anos sem realização por conta da pandemia, evento promovido pela Liga inicia com Carnaval de Edécio Lopes
O Carnaval de 2023 vai ser um recomeço para todos os foliões. Após dois anos sem o maior festejo brasileiro devido à pandemia da Covid-19, a população não vê a hora de ir para as ruas novamente. Em Maceió, as prévias carnavalescas se iniciam neste domingo (22) com o “Carnaval de Edécio Lopes”.
A décima segunda edição do evento vai se iniciar a partir das 10h, na orla de Ponta Verde. A concentração acontece na Praça Geruza Malta, em frente à barraca Pedra Virada, onde haverá a apresentação da Banda Vulcão da Gloriosa.
Depois da apresentação, os foliões vão desfilar até o Marco dos Corais, junto com o boneco gigante do radialista Edécio Lopes acompanhados da Orquestra Fôgo Pagô da Turma da Rolinha. Na volta, a população vai encontrar a Banda Sabaki no palco, que deve se apresentar até as 14h.
Para Dinho Lopes, presidente da Liga Carnavalesca e organizador do festejo, a maior novidade este ano vai ser a participação de Claudionor Germano, um dos maiores cantores de frevo do Brasil, e seu filho Nonô Germano.
Ainda segundo Lopes, a expectativa para o número de público é grande. “Após um grande período sem eventos, a nossa expectativa é que 5.000 pessoas estejam presentes nessa linda homenagem”, disse.
Nos dias 4 e 5 de fevereiro vai ser hora de pular junto com o Maceió Folia no desfile de blocos. A programação se inicia às 8h com o Polo da Inclusão, na Praça Gogó da Ema, às 10h passistas na Cadeira Gigante, às 11h o tão esperado Bloco do Rei com Xanddy Harmonia. 1às 1h30 é a hora do Bloco Turma da Rolinha com Marlon Rossi, às 12h quem quiser água desfila com o Timbalada no Bloco Caveira. Às 12h30 o tradicional Bloco Pecinhas comemora os seus 40 anos com Parangolé.
Já no domingo, é hora da criançada fazer a festa e pintar o sete no Bloco Infantil - Sete Coqueiros, que se inicia às 8h. Os Passistas na Cadeira Gigante se apresentam novamente às 10h. Às 11h é a vez Bloco Jaraguá - Baile Nova Praia. 11h30 - Bloco Levaeu – Tatau 12h. Raí Saia Rodada se apresenta às 12h com o Bloco Saia Rodada. Às 17h, finalizam os desfiles de blocos.
Jaraguá Folia terá frevo, maracatu e shows musicais
No dia 10, a festa é noturna no Jaraguá Folia com muito frevo, maracatu e shows musicais. Às 20h, acontecerão os desfiles de blocos e simultaneamente apresentações de frevo no Coreto com passistas. Às 21h se iniciam os shows musicais na Praça Dois Leões e também no Polo Maracatu.
No domingo, dia 12, a programação é encerrada com o tradicional Banho de Mar à Fantasia. O Bloco Vulcão começa às 11h e o Bloco Turma da Esquina às 11h30. Às 12h tem o Bloco Porteiros e Zeladores. As 12h30 Bloco FutBarca e a programação se encerra às 13h com o Bloco da Fernanda Guimarães.
Para participar dos blocos, é necessário comprar os abadás no Maceió Shopping, mas os desfiles também podem ser acompanhados do lado de fora dos blocos. As apresentações musicais com palcos montados na Ponta Verde e Jaraguá têm entrada gratuita.
MACEIÓ FOLIA
A programação, que anteriormente foi realizada em apenas dois dias, agora vai ter cinco dias de festas, shows e desfiles de blocos de rua.
O diretor-técnico da Liga Carnavalesca, Zé Roberto, disse ao TH Entrevista, da TV Tribuna, que o evento vai ter mudanças. Com o apoio da Prefeitura de Maceió, o festejo se expande e passa a ter a duração de quinze dias, criando com isso o Maceió Folia, que acontece nos dias 4 e 5 de fevereiro, quinze dias antes do Carnaval. Ao invés de ter três ou quatro blocos, como foi nos anos anteriores, a programação multiplica esse número.
“Nós subimos agora para o número de 7 ou 8 blocos fazendo esse grande evento. Portanto, a gente caminha para duplicar o pré-carnaval de Maceió. Esse novo formato nos permite planejar o Maceió Folia com mais tempo, sem precisarmos aguardar até a última hora por definições ou exigências de agremiações que não são da Liga. Agora estamos com liberdade para montarmos o evento de acordo somente com os nossos interesses e os do poder público”, disse Zé Roberto, que também é um dos responsáveis pelo sucesso do Bloco do Rei.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
3Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas