Roteiro cultural

Prévias carnavalescas de Maceió começam neste domingo (22)

Após dois anos sem realização por conta da pandemia, evento promovido pela Liga inicia com Carnaval de Edécio Lopes

Por Gabriely Castelo com Tribuna Independente 18/01/2023 06h22 - Atualizado em 18/01/2023 15h01
Prévias carnavalescas de Maceió começam neste domingo (22)
Estimativa de público para o Carnaval de Edécio Lopes é de 5 mil pessoas, conforme organizador do evento - Foto: Divulgação

O Carnaval de 2023 vai ser um recomeço para todos os foliões. Após dois anos sem o maior festejo brasileiro devido à pandemia da Covid-19, a população não vê a hora de ir para as ruas novamente. Em Maceió, as prévias carnavalescas se iniciam neste domingo (22) com o “Carnaval de Edécio Lopes”.

A décima segunda edição do evento vai se iniciar a partir das 10h, na orla de Ponta Verde. A concentração acontece na Praça Geruza Malta, em frente à barraca Pedra Virada, onde haverá a apresentação da Banda Vulcão da Gloriosa.

Depois da apresentação, os foliões vão desfilar até o Marco dos Corais, junto com o boneco gigante do radialista Edécio Lopes acompanhados da Orquestra Fôgo Pagô da Turma da Rolinha. Na volta, a população vai encontrar a Banda Sabaki no palco, que deve se apresentar até as 14h.

Para Dinho Lopes, presidente da Liga Carnavalesca e organizador do festejo, a maior novidade este ano vai ser a participação de Claudionor Germano, um dos maiores cantores de frevo do Brasil, e seu filho Nonô Germano.

Ainda segundo Lopes, a expectativa para o número de público é grande. “Após um grande período sem eventos, a nossa expectativa é que 5.000 pessoas estejam presentes nessa linda homenagem”, disse.

Nos dias 4 e 5 de fevereiro vai ser hora de pular junto com o Maceió Folia no desfile de blocos. A programação se inicia às 8h com o Polo da Inclusão, na Praça Gogó da Ema, às 10h passistas na Cadeira Gigante, às 11h o tão esperado Bloco do Rei com Xanddy Harmonia. 1às 1h30 é a hora do Bloco Turma da Rolinha com Marlon Rossi, às 12h quem quiser água desfila com o Timbalada no Bloco Caveira. Às 12h30 o tradicional Bloco Pecinhas comemora os seus 40 anos com Parangolé.

Já no domingo, é hora da criançada fazer a festa e pintar o sete no Bloco Infantil - Sete Coqueiros, que se inicia às 8h. Os Passistas na Cadeira Gigante se apresentam novamente às 10h. Às 11h é a vez Bloco Jaraguá - Baile Nova Praia. 11h30 - Bloco Levaeu – Tatau 12h. Raí Saia Rodada se apresenta às 12h com o Bloco Saia Rodada. Às 17h, finalizam os desfiles de blocos.

Jaraguá Folia terá frevo, maracatu e shows musicais

No dia 10, a festa é noturna no Jaraguá Folia com muito frevo, maracatu e shows musicais. Às 20h, acontecerão os desfiles de blocos e simultaneamente apresentações de frevo no Coreto com passistas. Às 21h se iniciam os shows musicais na Praça Dois Leões e também no Polo Maracatu.

No domingo, dia 12, a programação é encerrada com o tradicional Banho de Mar à Fantasia. O Bloco Vulcão começa às 11h e o Bloco Turma da Esquina às 11h30. Às 12h tem o Bloco Porteiros e Zeladores. As 12h30 Bloco FutBarca e a programação se encerra às 13h com o Bloco da Fernanda Guimarães.

Para participar dos blocos, é necessário comprar os abadás no Maceió Shopping, mas os desfiles também podem ser acompanhados do lado de fora dos blocos. As apresentações musicais com palcos montados na Ponta Verde e Jaraguá têm entrada gratuita.

MACEIÓ FOLIA

A programação, que anteriormente foi realizada em apenas dois dias, agora vai ter cinco dias de festas, shows e desfiles de blocos de rua.

O diretor-técnico da Liga Carnavalesca, Zé Roberto, disse ao TH Entrevista, da TV Tribuna, que o evento vai ter mudanças. Com o apoio da Prefeitura de Maceió, o festejo se expande e passa a ter a duração de quinze dias, criando com isso o Maceió Folia, que acontece nos dias 4 e 5 de fevereiro, quinze dias antes do Carnaval. Ao invés de ter três ou quatro blocos, como foi nos anos anteriores, a programação multiplica esse número.

“Nós subimos agora para o número de 7 ou 8 blocos fazendo esse grande evento. Portanto, a gente caminha para duplicar o pré-carnaval de Maceió. Esse novo formato nos permite planejar o Maceió Folia com mais tempo, sem precisarmos aguardar até a última hora por definições ou exigências de agremiações que não são da Liga. Agora estamos com liberdade para montarmos o evento de acordo somente com os nossos interesses e os do poder público”, disse Zé Roberto, que também é um dos responsáveis pelo sucesso do Bloco do Rei.