Roteiro cultural

Com o Festival Verão Massayó, lanchonetes e restaurantes esperam movimento no Mercado do Jaraguá

Administradores se mostram otimistas com a programação de verão da Prefeitura e se preparam para faturamento durante o festival

Por Gabriely Castelo 12/01/2023 17h48 - Atualizado em 13/01/2023 10h01
Com o Festival Verão Massayó, lanchonetes e restaurantes esperam movimento no Mercado do Jaraguá
Mercado do Jaraguá oferece culinária diversa aos turistas e maceioenses - Foto: Edilson Omena

Dessa quinta-feira (12) até o domingo (15), o Festival Verão Massayó vai animar e festejar novamente o tradicional bairro do Jaraguá, levando para o Mercado diversas apresentações. Os shows serão realizados às 21h e às 23h, com muita diversidade nos estilos musicais, indo do samba até o pop. Para receber os maceioenses e turistas do festival, o mercado terá lanchonetes e restaurantes abertos com horário especial até o fim do festival de música.

Com alta expectativa para as vendas durante o evento, Josefa dos Santos, a famosa baiana que comanda o restaurante “Recanto da Baiana”, manifestou a empolgação para receber os fregueses. “O prefeito nos pediu para abrir, estamos muito felizes com essa oportunidade. Estamos com a expectativa de que vamos vender muito bem. Hoje a baiana está aqui com o caldinho da feijoada, café regional, sopas e até cerveja. Aquela pessoa que tiver cansada, com fome, venha para cá aproveitar, senta aqui um pouquinho, toma uma cervejinha e comida não falta", declarou.

Josefa dos Santos Silva, famosa baiana do Recanto da Baiana | Foto: Edilson Omena

Quem também ficou animada com o aumento do fluxo de visitantes no bairro foi a atendente da lanchonete “O Sertanejo” Eulália Maria. A vendedora se mostrou otimista com o retorno dos turistas à capital alagoana e dos maceioenses aos estabelecimentos, e também pelo incentivo proporcionado pelo município que atrai muitas pessoas para o local. “Nós esperamos que o movimento melhore devido essa programação. Por causa disso nós vamos esticar os horários, estamos esperando para receber todos que forem curtir o festival e passarem por aqui", disse.

Além do restaurante da Baiana, outros pontos atraem o freguês para o mercado como “O Sertanejo” | Foto: Edilson Omena

Para o presidente da Abrasel em Alagoas, Marcus Batalha, o verão impacta positivamente as vendas nos restaurantes e bares no Jaraguá, onde o "Verão Massayó"  ajudou ainda mais o setor. "Importante para os estabelecimentos situados no bairro do Jaraguá, movimenta o local e traz a população e os turistas para o bairro. Cada vez mais fortalecido, e com mais empreendimentos no local, o Jaraguá tem se firmado como mais uma opção de lazer, o festival deve incrementar as vendas por ali." Disse.

Alta temporada

A melhor época do ano para muitas pessoas visitarem o Nordeste brasileiro chegou, o verão já aquece as águas de Ponta Verde e Pajuçara. Maceió tem se consolidado como um dos locais mais procurados por turistas em todo o país, não só por suas praias, mas a cultura, gastronomia e eventos festivos. O “Verão Massayó” promove o destino para a temporada, garante opções de roteiros culturais aos maceioenses e turistas.

Segundo dados da superintendência da Promoção de Marketing e Turismo, da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur-AL), mais de 600 mil visitantes são esperados em Maceió e está previsto uma injeção de R$1,2 bilhões na economia nesta alta temporada. Esse número tem como base o valor médio gasto por dia pelos turistas que chega a R$ 500.