Roteiro cultural

Festival Revoada inicia programação de filmes e música no Benedito Bentes

Por Assessoria 25/11/2022 15h42
Festival Revoada inicia programação de filmes e música no Benedito Bentes
Programação conta com o apoio do Sebrae Alagoas e outros parceiros - Foto: Ascom Sebrae/AL

Teve início nesta quarta-feira (23), na praça Padre Cícero, no bairro do Benedito Bentes, o I Revoada - Festival de Cinema das Periferias de Maceió. O evento, totalmente gratuito e promovido pela Céu Vermelho Fogo Filmes, recebe o incentivo do Sebrae Alagoas, da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e da Prefeitura de Maceió e vai até o dia 27 de novembro, sempre das 19h às 2h e busca gerar um circuito de difusão de filmes na capital alagoana.

A iniciativa foi uma das aprovadas no Edital ‘Eventos das Novas Economias’, lançado pelo Sebrae e que nesta ação contará com uma intensa estratégia de mediação cultural entre o público e os filmes fortalecendo assim a formação de plateias e audiências no estado.

De acordo com Alessandra Moretti, diretora da Céu Vermelho Fogo Filmes, a ideia do Revoada é justamente essa: fazer com que a população da periferia possa ter acesso a diversas formas de entretenimento e cultura no próprio bairro. Ela também ressaltou o papel do edital do Sebrae na realização do evento. “É trazer quem está na parte baixa para a periferia e mostrar que aqui também temos opções para se divertir, tem atração e que as pessoas daqui possam se sentir pertencentes a esse mundo também. A participação no edital do Sebrae Alagoas foi muito importante para que pudéssemos agregar ainda mais valor ao festival, trazendo ainda mais atrações para o público daqui. Vendo isso aqui lotado, mostra que o nosso objetivo foi cumprido. Que tenhamos outras edições do Revoada”, enfatizou Alessandra.

A programação do I Revoada é formada por quatro mostras: Mostra Oficial, Mostra Jovem, Mostra Infantil e o Revoada nos Bairros. A mostra de filmes, show ou oficinas, já passou por diversos bairros, como Jacintinho, Vergel, Fernão Velho, Ipioca e Clima Bom, sendo filmes produzidos em vários estados brasileiros. Na abertura do festival, o primeiro filme exibido foi o longa ‘A Filha do Palhaço’, do diretor Pedro Diógenes.

Na plateia, estava uma moradora do bairro, Jéssica Costa, com sua filha Ana Clara, de 5 anos. Ela falou sobre a importância a realização de eventos assim no bairro. “É algo muito bom para a população daqui, é mais uma opção para que a gente possa se divertir, assistindo filme, ouvindo boa música. Que tenhamos mais e mais iniciativas assim aqui no Biu. Todo mundo que organizou está de parabéns”, afirmou.

A programação completa de filmes das mostras do I Revoada pode ser encontrada no site: https://festivalrevoada.com.br/.

Praça de Alimentação

O Sebrae Alagoas também disponibiliza o espaço de alimentação do I Revoada, que conta com sete empresas de alimentação fora do lar atendidas pela Unidade de Relacionamento Empresarial. São elas: Weston Cervejaria (@westoncervejaria); Milk Shake Mix (@milkshakemixbiu); ACL Salgados (@_anaalimaa); Doce Amigo (@doceamig0); Laços de Mel Confeitaria (@lacosdemelconfeitaria) e Sabor e Cor Petiscaria (@saborecorpetiscaria).

Essa última é liderada pela empreendedora Nathalia Quintela. Formada em recursos humanos, ela também é estudante do 7° período do curso de administração. Nathalia ressaltou um pouco do sentimento de participar de mais um evento com o apoio do Sebrae, já que participou, também, de eventos como a Expoagro e a 4ª edição da Feira Gastronômica do Graciliano Ramos, com a oferta de diversos petiscos como caldinhos e churrasquinhos, além de bebidas.

“É muito gratificante participar de mais um evento com a presença do Sebrae. Para mim, é um reconhecimento do meu jeito simples de fazer as coisas, minha organização e gestão. Minha ideia é que as pessoas vejam o meu trabalho e saibam que eu consegui. Muita gente dizia que não, que uma mulher não consegue gerir e dar conta disso tudo, mas eu consigo”, comemora.

De acordo com a analista de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Pauline Reis, a proposta é inserir as pequenas empresas de alimentação fora do lar em um ambiente estruturado com fluxo, como é o caso do festival Revoada que apresenta potenciais clientes. Esta iniciativa tem como objetivo gerar a valorização desses pequenos negócios que passaram por capacitações e consultorias nas Boas Práticas de Produção de Alimentos.

“Entre outros objetivos dessa iniciativa também estão o aumento do faturamento desses negócios, integração com a cadeia de valor do setor, identificação de talentos locais por meio de atendimentos da equipe do Sebrae, além da conquista de novos clientes e estímulo às práticas associativas a partir dos trabalhos coletivos dessas empresas. Vale ressaltar que esta é uma prática recorrente na estratégia de geração de valor para essas empresas atendidas pela instituição, sendo reconhecida como ação consolidada em âmbito local e em outros estados”, pontuou.

Ciclo de Conferências Revoada

O Sebrae também recebeu o Ciclo de Conferências do Revoada, na sede, com diversos painéis. Na última segunda-feira (21), o painel foi ‘Produzir Cinema: Da margem ao centro e vice-versa’, com as participações da diretora e produtora, Regina Barbosa; produtor e realizador, Pedro Krull; produtora executiva e diretora de produção, Renah Berindelli, com a mediação de Débora Lima, analista da Unidade de Soluções e Inovação e gestora do programa Economia Criativa do Sebrae Alagoas. Ainda no primeiro dia, a programação trouxe a ‘Masterclass - Personagens em conflito no documentário’, com Vladimir Seixas, diretor e roteirista.

Na terça-feira (22), o painel foi ‘O que pode a periferia pelo Cinema?’, com as presenças de Ari Consciência, articulador e produtor cultural; Fernando Rodrigues, professor da Universidade Federal de Alagoas; Zazo, fotógrafo e realizador de cinema. O painel foi mediado por Rose Monteiro, historiadora, realizadora de cinema e produtora cultural.

O painel foi ‘Diálogos da direção’, com Pedro Diógenes e Sérgio de Carvalho, ambos roteiristas e diretores realizado na quarta-feira (23). O painel foi mediado por Ulisses Arthur, também roteirista e diretor.

Já no sábado, dia 26, a partir das 14h30, na Escola Técnica de Artes (ETA – Ufal), será promovido um debate com René Guerra, diretor e roteirista alagoano, que irá compartilhar seu processo criativo com enfoque no seu primeiro longa-metragem ‘Serial Kelly’, filmado em Maceió.

Encerrando a programação, às 16h, o painel ‘curadoria, crítica e os desejos de aproximação’, com Carol Almeida, pesquisadora, professora e curadora de cinema; Lorenna Rocha, historiadora (UFPE), pesquisadora, crítica cultural e programadora; Beatriz Vilela, realizadora de cinema, professora e pesquisadora. O painel será mediado por Janderson Felipe, realizador e pesquisador cultural.

Atrações musicais

O público já teve a oportunidade de conferir a Orquestra Filarmônica de Alagoas. A programação foi encerrada pela cantora Naná Martins. Até domingo (27), também passarão pelo palco do Revoada: NSC, Alice Gorete, Huná, Aldo Vinícius, MC Roseane Santos, ‘Lari, Lore e Laís’, Palhaço Hulkinho, Tequila Bomb e Banda Temperinho.

O evento é uma ação da ‘Céu Vermelho Fogo Filmes’ e conta como patrocinadores o Banco Regional do Desenvolvimento (BRDE), o Fundo Setorial do Audiovisual, A Agência Nacional de Cinema, o Sebrae Alagoas e a Prefeitura de Maceió, através da Fundação Municipal de Cultura (FMAC), e a parceria do Confurt Hotel, da Agência Cilibrina, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), da Prefeitura Comunitária do Benedito Bentes (Prefcom) e da vereadora Teca Nelma.