Roteiro cultural

'Vamos Subir a Serra' vai à Serra da Barriga nesta quinta (16) com capacitação antirracista para professores da rede municipal

Por Tribuna Hoje 16/11/2022 17h28 - Atualizado em 16/11/2022 17h36
'Vamos Subir a Serra' vai à Serra da Barriga nesta quinta (16) com capacitação antirracista para professores da rede municipal
Evento terminou na sexta-feira (11), na Praça Multieventos, na Pajuçara e segue para Serra da Barriga - Foto: Aprígio Vilanova

Após cinco dias de programação na Praça Multieventos, em Maceió, a partir desta quinta-feira (17), o evento “Vamos Subir a Serra” subirá para a Serra da Barriga, em União dos Palmares, onde as atividades ocorrem até 19 de novembro, véspera do Dia da Consciência Negra.

Nesta quinta, artistas, ativistas, educadores, religiosos, dentre outras figuras enriquecerão as atividades no Parque Memorial Quilombo dos Palmares. O Vamos Subir a Serra começa às 8h com a visita guiada “Palmares in loco” com uso de expressão teatral. A programação segue até as 10h com destaque para a capacitação antirracista de professores da rede municipal de União dos Palmares. As aulas serão ministradas pela professora Drª Ligia Ferreira, da Ufal em duas turmas de 120 professores, além de projeção mapeada e o início do Festival Aqualtune de Cinema e Afrofuturismo.

Crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas da região que poderão acompanhar, vivenciar e aprender sobre a história e a cultura do povo negro de Alagoas e de todo o Brasil.

Festival Aqualtune de Cinema e Afroturismo

A programação vai trazer filmes em longa-metragem, experimentações provocativas e singulares de cinema expandido como a realidade virtual, a realidade aumentada, projeção mapeada e outras experimentações de arte tecnológica que dialoguem com o conceito de Afrofuturismo, com obras de realizadores negres do Brasil, da África, do Caribe e outras diásporas.

O festival propõe uma conexão com as raízes negras do Estado. Um mergulho no imaginário negro alagoano, promovendo uma experiência por meio da história local ao fazer do maior quilombo histórico uma sala de cinema.

As reflexões acompanham o festival com diversas oficinas, minicursos, masterclasses e a presença de pensadoras e pensadores de destaque do cinema negro brasileiro, reunidos para um momento de estudo e imersão nas trajetórias afrodiaspóricas a partir da perspectiva alagoana.