Roteiro cultural
‘Vamos Subir a Serra’ chega ao fim nesta terça-feira (15) em Maceió e continua na Serra da Barriga
Dos dias 17 ao 19, a programação continua em União dos Palmares, em celebração ao Dia da Consciência Negra
A programação do Vamos Subir a Serra em Maceió chega ao fim nesta terça-feira (15). Considerado o maior encontro afrocultural do Norte e Nordeste, o evento está na sua sexta edição e ocorre na Praça Multieventos, na Pajuçara. Em seguida, o encontro continua na Serra da Barriga, em União dos Palmares, entre os dias 17 e 19. “Vamos Subir a Serra” tem apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e é realizado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. O evento é aberto ao público.
O último dia do “Vamos Subir a Serra” em Maceió conta com uma variedade de atividades voltadas para a gastronomia afro-brasileira, estética afro, apresentações culturais, shows musicais, oficinas, debates, palestras, participações de figuras importantes do movimento negro. O Projeto também tem o patrocínio Master do TIKTOK, que oferta oficinas em produção de conteúdo voltado exclusivamente para a rede.
Segundo Valdice Gomes, uma das coordenadoras do evento, uma das principais atrações é a mostra de realidade virtual, o espaço Osenga Palmares, que é destinado a uma experiência de 360° da Serra da Barriga. “É uma experiência imersiva muito bacana para quem ainda não pôde visitar a Serra da Barriga.” afirma a coordenadora. “O evento já está na sua sexta edição e traz visibilidade para Alagoas e para a cultura afro-brasileira, para a realidade da população negra."
Serra da Barriga
Seguindo para a Serra da Barriga, a atividade Malungos e Erês abraçando Palmares terá uma ampla programação dedicada aos malungos (companheiros de luta), em que artistas, ativistas, educadores, religiosos, dentre outras figuras enriquecerão as atividades no Parque Memorial Quilombo dos Palmares.
Já os Erês, são uma referência às crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas da região que poderão acompanhar, vivenciar e aprender sobre a história e a cultura do povo negro de Alagoas e de todo o Brasil.
O destaque na programação no primeiro dia na Serra da Barriga vai para a formação e capacitação de professores no antirracismo, além de projeção mapeada e o Festival Aqualtune de Cinema e Afrofuturismo.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
3Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Briga de gigantes
Velozes e Furiosos 11 pode entregar uma das melhores cenas de Dominic Toretto