Roteiro cultural

Vozes do Velho Chico realiza sua 8ª edição fazendo arte e cultura na beira do Rio São Francisco

Projeto, que une responsabilidades sociais e ambientais com a cultural, ocorre sexta, 18, e sábado, 19, em Piranhas

Por Sidinéia Tavares com Assessoria 14/11/2022 11h30 - Atualizado em 14/11/2022 11h33
Vozes do Velho Chico realiza sua 8ª edição fazendo arte e cultura na beira do Rio São Francisco
O ‘Vozes do Velho Chico’ une música, teatro, poesia, filmes, fotografias, circo e brincadeiras - Foto: Divulgação

Com cenário exuberante, de grandes belezas naturais, o Rio São Francisco, recebe este ano mais um ‘Vozes do Velho Chico’, um projeto que está em sua 8ª edição fazendo arte na beira do rio. O evento ocorre nos próximos dias 18 e 19, sexta-feira e sábado.

O ‘Vozes do Velho Chico’ une música, teatro, poesia, filmes, fotografias, circo e brincadeiras. Além disso, o evento realiza ações de gentileza para com o meio ambiente e ações para as comunidades menos favorecidas.

O evento é uma iniciativa da Pousada Trilha do Velho Chico, localizada em Piranhas, e a produção é assinada pelo Instituto Boibumbarte de Cultural. O Projeto Vozes do Velho Chico é realizado desde 2014 - com uma pausa em 2020 devido a pandemia da covid-19 -, reúne um público digno de muitos aplausos e as “vozes” de diversos artistas.

Conforme Flávio Ferraz, empresário e realizador do evento, o ‘Vozes do Velho Chico’ foi criado como uma forma de homenagem ao Rio São Francisco e as comunidades ribeirinhas. “Cuidar do meio ambiente, do social e da cultura é a melhor forma de homenagear o ‘Velho Chico’. O ‘Vozes’ é a oportunidade de celebrar em torno de expressões artísticas dos Estados banhados pelo rio e, ao mesmo tempo, proporcionar para a população e para os turistas uma opção diferenciada de cultura e entretenimento”, explicou Flávio Ferraz.

Em 2015, o ‘Vozes’ criou os selos de responsabilidade cultural social e ambiental; se comprometendo com ações que cuidem e preservem essas áreas de interesse - com distribuição de roupas, calçados, cobertores e brinquedos para a comunidade da “Fazendinha”, além de plantio de espécies nativas da caatinga na beira do rio. “Desde 2018, intensificamos as ações para a comunidade, levando atrações culturais também para áreas públicas”, disse Flávio.

A produtora do Instituto Boibumbarte de Cultura, Susie Cysneiros conta que o evento deste ano, além das ações ambientais, terá três momentos. “O primeiro momento será de atividades voltadas às crianças da Vila dos Pescadores de Piranhas; a segunda atividade será um sarau de poesia – uma linda parceria que fechamos com a Academia Piranhense de Letras (APLA) contando com a presença de três poetas da APLA e do poeta e escritor alagoano Otávio Cabral; por fim, há nossa ação principal, que são as apresentações musicais que ocorrem no espaço da Pousada Trilha do Velho Chico”, destacou Susie Cysneiros.

A produtora ainda comentou que é sempre emocionante mostrar a força das ‘vozes ribeirinhas’. “É uma honra fazer o ‘Vozes do Velho Chico’ e mostrar que a arte e a cultura alcançam os quatro cantos e seguem nas águas do Rio São Francisco, ecoando tantas vozes, tantos talentos, tanta mágica e tanto amor”, pontuou.

Na programação estão: a Academia Piranhense de Letras (APLA) através de seus representantes: Sônia Jacqueline Rodrigues, Jacileila Ventura Soares e Fábio Moura Pereira; o poeta alagoano Otávio Cabral, o músico sergipano Júnior Ritir, o cantor baiano Luck Luciano, o grupo teatral Estrela do Sertão – Chiquinha e Companhia, o malabarista baiano Breno, e os músicos alagoanos Elaine Kundera e Wilson Miranda.

Homenagem à música alagoana
Em um especial de música, os cantores alagoanos Elaine Kundera e Wilson Miranda farão um show com um repertório formado por composições exclusivas de artistas alagoanos, tais como Toni Augusto, Junior Almeida, Basílio Seh, Carlos Moura e Djavan. Wilson e Elaine também cantam suas próprias músicas autorais, que são sucesso em todo Estado.

SERVIÇO: VOZES DO VELHO CHICO 2022


Sexta-feira, 18_ Programação aberta ao público
16h – Anfiteatro da Vila dos Pescadores: Grupo Estrela do Sertão – Chiquinha e Companhia
17h30 – Centrinho: Malabares Breno
18h – Nossa Bodega (Centrinho): Sarau de Poesia em parceria com a Academia Piranhense de Letras e Artes (APLA); Convidado Especial: Otávio Cabral. Representantes da APLA: Sônia Jacqueline Rodrigues, Jacileila Ventura Soares e Fábio Moura Pereira. Na ocasião haverá também exposição e vendas de livros.

Sábado, 19_ Programação com bilheteria (condições Especiais para grupos)
A partir das 16h30 – Pousada Trilha do Velho Chico: Malabares Breno, Luck Luciano, Na trilha Alagoana com Elaine Kundera e Wilson Miranda, Júnior Ritir

Informações: www.boibumbarte.com.br/vozes20...
@TrilhaDoVelhoChico