Roteiro cultural
Venha saborear Uma Noite no Colo de Mãe África
Gastronomia africana e afro-brasileira serão ponto-chave do evento que acontece no próximo sábado (5)
Uma das heranças mais importantes que a população negra deixa para a sociedade brasileira é a gastronomia. Uma Noite no Colo de Mãe África é um convite para celebrar a nossa ancestralidade, através das riquezas singularidades da gastronomia africana e afro-brasileira; é um chamado para sentar à mesa de uma cozinha onde reina a partilha de conhecimentos, temperos e sabores. Este tesouro será servido para quem se permitir revisitar uma história milenar e uma cultura encantadora e repleta de diversidade.
O evento oferece um jantar em solo nordestino, mas que vai te levar para o colo de Mãe África: pratos originários do continente africano e pratos que, através de sua base, foram recriados no Brasil. Esta culinária tão especial convoca seu paladar à festa e o serviço inclui couvert, entrada, prato principal e sobremesa, em um menu recheado com a mistura de tradições.
Para o público vegano, há um cardápio especial, com opções de pratos preparados sem nenhum insumo de origem animal.
Quem assina o menu do jantar é a chefe de cozinha Ivanilda Luz, uma das sócias do Restaurante Odara e da Doceria Kitutu. Ela vai servir a todes com uma comida que é alimento para o corpo, para os afetos, para as memórias. Cozinheira e professora de gastronomia em diversas instituições da cidade, sua especialidade é na cozinha de seu povo, com muitos anos de navegações em estudos, em outras cozinhas, e no Axé. Ela também já comandou as cozinhas do Restaurante Sur e do Cambito.
O menu é a prova da sua bagagem e requinte: Chichin Nigeriano (salgadinho crocante popular na África Ocidental), Couscouz da África do Norte (reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade, à base de sêmola e caldos, ele deu origem ao cuscuz que é xodó nas mesas brasileiras), Pudim Malva (conhecido como uma das sobremesas preferidas de Nelson Mandela, a base de geleia de damasco, é uma iguaria sul-africana).
Esses são alguns dos pratos que serão servidos e que prometem conquistar a quem provar.
A noite acontecerá na doceria Kitutu, primeira doceria e cafeteria Afro-brasileira do estado de Alagoas. Kitutu é uma casa de encantamento, doçura e afeto. A sua essência, repleta de sabedoria ancestral, é um verdadeiro beijinho de dendê em quem conhece. Carregada de atenção, responsabilidade e carinho, foi idealizada pelas chefes de cozinha Ivanilda Luz e Thaisa Torres. Afro-empreendedoras, essas mulheres abrem caminhos para a cozinha preta ocupar o espaço que merece: sendo reconhecida por sua fartura, beleza e sabores inconfundíveis. A ativista e escritora Angela Davis, citou que “quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”.
A realização do evento é fruto da parceria entre o Restaurante Odara, a Doceria e Cafeteria Kitutu, e a Agência Cilibrina, empresa voltada a produções artísticas e culturais alagoanas.
A noite conta ainda com uma exposição de arte com pinturas exclusivas em quadros e vasos, da artista plástica Joyce Nobre. A potência dessa noite, é sobre trilhar caminhos de visibilidade e ressignificação de potências negras, celebrando o Mês da Consciência Negra com sabor de orgulho e resistência.
Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla, pelo link www.sympla.com.br/odara, podendo ser comprados com opção individual, mesa para duas ou quatro pessoas.
Serviço
Uma Noite no Colo de Mãe África
Jantar especial com menu da chefe Ivanilda Luz
05 de novembro (sábado), 19h
Doceria Kitutu - R. Eng. Roberto Gonçalves Menezes, 118 - Centro
1° Lote R$ 89,90 (individual)
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas