Roteiro cultural

Série de atividades formativas, artísticas e gratuitas acontecem no Complexo Cultural Teatro Deodoro

Iniciativa será realizada entre os dias 28 de outubro e 9 de novembro, fazendo um intercâmbio entre artistas e público

Por Assessoria 27/10/2022 22h49
Série de atividades formativas, artísticas e gratuitas acontecem no Complexo Cultural Teatro Deodoro
Ciclo de debates - Foto: Divulgação

Através da arte é possível encantar o público e fazer a mais severa crítica social. Essa é a proposta da “Residência Artística e Espetáculo Memórias Fragmentadas''. A iniciativa vai realizar uma série de atividades entre os dias 28 de outubro e 9 de novembro, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió, com entrada gratuita.

Para abrir os trabalhos, na próxima sexta-feira, às 19h, haverá o bate-papo “Linguagens Artísticas Contemporâneas – Como dialogam com os fatos e os espaços”. Vão participar da mesa os convidados Kleper Reis (RJ), João do Couto (MT), Lisete Farias (AL) e Victor Martinez (Guatemala), para compartilhar experiências artísticas desde distintas perspectivas e territórios que reflitam sobre os desastres ambientais e seus impactos socioespaciais.

Todo o ciclo de atividades proposto pelo projeto busca criar narrativas visuais sobre a memória territorial/afetiva dos bairros/pessoas (refugiados ambientais) que foram impactadas pela extração de sal-gema, ao longo de mais de quatro décadas, na área urbana de Maceió.

No sábado, 29, às 19h será realizada uma live para apresentar o elenco - composto por 13 artistas de sete países (Brasil, Argentina, Porto Rico, Espanha, Chile, Guatemala e Panamá) - e compartilhar com o público os detalhes do processo criativo desta residência inédita em solo alagoano.

(Imagem: Divulgação)


A transmissão será feita pelo Instagram e pelo Youtube do projeto. Serão expostas as impressões dos artistas Messias Souza (AL), Victor Martínez (Guatemala), João do Couto (MT), Marilyn Cortés (Porto Rico), Endi Almeida (AL), Bárbara Brailovsky (Argentina), Louryne Simões (AL), Eleonora Dall Asta (Panamá), Blanca Schlager (Chile), Sara Martin (Espanha), Ricardo Martínez (Porto Rico) e Ivan Benedict (Espanha).

Para fechar o ciclo de atividades, no dia 9 de novembro, às 20h, haverá o espetáculo “Memórias Fragmentadas”. Ele vai unir linguagens artísticas distintas como circo, teatro, dança e música para reproduzir de forma simbólica o êxodo dos moradores dos bairros afetados pela mineração da sal-gema.

O espetáculo terá início na parte interna do Complexo e depois vai “migrar” para a área externa com projeção mapeada, dança vertical na parede - numa altura de cerca de 3m do chão - além de música ao vivo. Na direção do espetáculo está a artista alagoana Lisete Farias, Eleonora da Lasta (Itália) e Victor Martinez (Guatemala).

No mês de junho foi realizada uma chamada aberta para artistas locais, nacionais e internacionais. Dez artistas profissionais foram selecionados para compor o elenco do espetáculo. Dentro desta conjuntura, temos sete países nesta produção, sendo: Guatemala, Panamá, Porto Rico, Espanha, Chile, Argentina e Brasil.