Roteiro cultural

Exposição 'Barbara' leva obras de Barbara Lessa ao Complexo Cultural Teatro Deodoro

Mostra terá abertura no dia 27 de outubro e ficará em exibição para visitação até 29 de novembro

Por Assessoria 25/10/2022 14h15 - Atualizado em 25/10/2022 14h17
Exposição 'Barbara' leva obras de Barbara Lessa ao Complexo Cultural Teatro Deodoro
Convite da exposição - Foto: Divulgação

O Complexo Cultural Teatro Deodoro recebe na quinta-feira (27) “Barbara”, a próxima exposição da artista visual Barbara Lessa. Com curadoria de Rafael Almeida, a mostra tem como proposta fazer um mergulho na trajetória de uma das mais influentes artistas contemporâneas alagoanas, trazendo à luz criações expostas anteriormente, e resolutas em seu acervo ou em coleções particulares, bem como conhecidas peças de sua autoria que permeiam o ambiente urbano maceioense.

Além disso, a exposição apresentará os mais recentes trabalhos da artista e obras anteriores ressignificadas, frutos de um período de 2 anos em que esteve imersa em trabalhos em seu ateliê. A proposta é fazer uma retrospectiva, apresentando ao público peças criadas desde os anos 80 até os dias atuais, com o intuito de mostrar a importância e relevância deste acervo, como também um novo olhar de Bárbara sobre suas criações.

A artista Barbara Lessa em seu ateliê em 2022 (Foto: Rafael Almeida / Divulgação)

Para abarcar os mais de 60 anos de vida artística, “Barbara” apresenta-se como uma exposição dividida em três eixos, com pinturas, esculturas e instalação; sendo algumas interativas e cinéticas - os visitantes poderão tocá-las e sentir as texturas e nuances do trabalho para imergirem ainda mais nas criações da artista.

O primeiro eixo aborda a terra, de forma simbólica e conceitual, com esculturas que “remetem a criaturas arqueológicas”, de acordo com o curador Rafael Almeida, “como se essas peças estivessem brotando da terra”. O segundo, trata de outro elemento: a água, um signo muito presente nas obras da artista, que adota com frequência formas de criaturas marinhas em suas criações. “A água tem um simbolismo muito grande voltado à origem da vida. Ela está presente desde os primórdios do nascimento e de certa forma simboliza uma imersão no subconsciente”.

Detalhe de escultura de Barbara Lessa (Foto: Celso Brandão / Divulgação)

Já o terceiro eixo aborda o Divino, outro termo muito caro a Barbara Lessa, que considera parte importante de seu processo criativo o contato com seu eu interior. Esta parte da mostra consiste em uma instalação no mezanino, como uma espécie de planetário, com a qual o público poderá interagir com projeções e obras que fazem parte dela. A imersão, além de se utilizar de esculturas, conta com vídeo produzido pelo artista visual e cineasta Celso Brandão “mostrando a criadora e a criatura”, como afirma o curador. “Simbolicamente vamos trazer a vertente do divino, como essa ligação mística entre os céus e a terra”.

"Barbara", além de ser o nome da artista, também é um termo definidor de sua persona artística representativa. Descrito no dicionário, dentre outras coisas, como “que não tem leis nem civilização”, “contrária às regras” ou até “que é grosseira”, o adjetivo reflete de diversas formas sua passagem pela arte e batiza adequadamente a exposição.

Ateliê Bárbara Lessa (Foto: Rafael Almeida / Divulgação)

Uma mulher, que manipula com as mãos um material pesado e bruto como o concreto e o transforma em belas, sensíveis, mas também grandes e pesadas obras de arte. A mostra, acima de tudo, é uma homenagem e um atestado de empoderamento de Barbara Lessa e sua trajetória como mulher no mundo da arte, que, se depender dela, ainda deve durar bastante tempo.

“Quero resgatar e ter o prazer de mostrar tudo o que eu fiz durante tantos anos. Eu já estou na idade de me aposentar (mas não me aposentarei!), então esta oportunidade que eu tive de ser convidada para participar desta exposição para mim foi um prêmio. Vou colocar todas as peças que eu fiz durante todos esses anos, para mostrar à sociedade, à nossa Maceió, todo meu trabalho, todo meu acervo. A hora chegou. E continuarei trabalhando, até minhas forças acabarem”, afirmou a artista.

Vênus, escultura da artista Barbara Lessa (Foto: Rafael Almeida / Divulgação)

Com o patrocínio da Cooperativa Pindorama e apoio das Casas Jardim e da Suvinil, Bárbara é a penúltima exposição da pauta anual do Complexo Cultural do Teatro Deodoro e ficará aberta à visitação até o dia 29 de novembro, de segunda a sábado, das 8h às 18h; às quartas, das 8h às 20h, e domingos e feriados, das 14h às 17h.

Sobre a artista

Natural de Pernambuco, mas radicada alagoana, Barbara Lessa é escultora, pintora e pesquisadora, graduada em Estudos das Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Letras de Maceió, com passagens por cursos de Escultura, Paisagismo e Ambientação, entre outros.

Fotografias de acervo trajetória Barbara Lessa (Foto: Rafael Almeida / Divulgação)

Introduzida ao mundo das artes ainda criança, com apenas 6 anos a artista começou a ensaiar suas primeiras obras em papel machê. Dotada de uma linguagem singular, Barbara é conhecida principalmente por suas peças em concreto, aliadas ao vidro, ferro e acrílico, sendo considerada uma artista vanguardista no cenário alagoano em se tratando de esculturas por suas combinações estéticas com ecos simultaneamente clássicos e populares e pelo uso audacioso de material reciclado em suas composições.

Se utilizando dos próprios instintos (ou iluminação divina, segundo a própria artista), técnica e senso estético apurado, Barbara dá às suas obras ritmo e movimento por meio da forma, nunca objetiva mas sempre distinta, sejam elas estáticas, cinéticas, performáticas ou em forma de instalação. Cada curva nos veios de suas peças são ondas, caminhos metafísicos que traçam a passagem das mãos da artista em sua modelagem e imprimem sua personalidade.

O curador Rafael Almeida e a artista Bárbara Lessa (Foto: Christina Cavalcanti / Divulgação)

Uma marca muito presente em vários dos trabalhos em seu acervo é a representação do olho, com inúmeras interpretações e usos. A artista insere ali sua assinatura não declarada, uma janela para sua alma, um manifesto de liberdade e expansão do olhar. Outros signos bastante reincidentes em suas criações são as figuras marinhas e de animais aéreos, bem como seres antropomórficos geométricos que ela carinhosamente batizou de “monstrinhos”.

Serviço

Exposição “Barbara”

Data: 27 de outubro, às 19h

Visitação: de 28 de outubro a 29 de novembro

Local: Complexo Cultural Teatro Deodoro, R. Barão de Maceió, 77 - Centro, Maceió

Contatos: 82 98155-6175 | 82 99981-1388

Redes Sociais: www.instagram.com/lessabarbara/

Entrada gratuita