Roteiro cultural

Com um dia a mais na programação, o Vamos Subir a Serra acontece entre 11 e 19 de novembro em Maceió e União dos Palmares

Por Assessoria 06/10/2022 08h38
Com um dia a mais na programação, o Vamos Subir a Serra acontece entre 11 e 19 de novembro em Maceió e União dos Palmares
Com um dia a mais na programação, o Vamos Subir a Serra acontece entre 11 e 19 de novembro em Maceió e União dos Palmares - Foto: Aprigio Vilanova/Assessoria

O maior evento afro cultural do Norte e Nordeste, o Vamos Subir a Serra já tem data para acontecer, será entre os dias 11 e 15 de novembro, em Maceió, na Praça Multieventos, localizada na orla da Pajuçara. E, do dia 17 ao 19 do mesmo mês, todas as atrações estarão concentradas na Serra da Barriga, em União dos Palmares. Para este ano, o evento vem com uma novidade: ele cresceu e terá mais um dia na sua programação.


O Vamos Subir a Serra já se consolidou como um dos maiores eventos voltados para a cultura negra de todo o país. Ele é realizado há seis anos pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, uma entidade do movimento negro alagoano, vinculada aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs)

Para a integrante do Anajô e coordenadora do projeto, Valdice Gomes, o Vamos Subir a Serra dá visibilidade para Alagoas, palco da história de luta e resistência pela liberdade do povo negro, simbolizada pelo Quilombo dos Palmares.

“Sendo Alagoas um território que habita a Serra da Barriga, berço do Quilombo dos Palmares, maior símbolo de liberdade no Brasil, o Vamos Subir a Serra dá visibilidade ao estado sobre a importância da cultura afro-brasileira e da história de resistência e luta do povo negro. Um projeto potente, como é o Vamos Subir a Serra, atrai os olhares do Brasil e do Mundo para Alagoas pela importância da Serra da Barriga e o simbolismo que ela representa para todos os afrodescendentes. Temos esse potencial”, destaca Valdice Gomes, que acrescenta:

“É um desafio que o Anajô e todos nós que fazemos o Vamos Subir a Serra aceitamos fazer, de dar a visibilidade necessária a Alagoas por esse fato histórico que temos em nosso estado. E nós mostramos tudo isso com debates, multifeiras afro-empreendedoras e a valorização da cultura. Mostra a nossa preocupação com o respeito, com a dignidade e com o reconhecimento da importância do povo negro para a história do Brasil”, finaliza.


Na programação, uma variedade de atividades voltadas para a gastronomia afro-brasileira, empreendedorismo, estética afro, apresentações culturais, shows musicais, oficinas, debates, palestras, participações de figuras importantes do movimento negro, com o objetivo de fomentar, fortalecer e dar visibilidade às potencialidades e à ancestralidade negra.

Na Praça Multieventos, o Vamos Subir a Serra conta com dois espaços: o Kizomba, local aberto, onde haverá apresentações culturais, feira de gastronomia afro-brasileira e espaço Ozenga Palmares destinado a uma experiencia de 360° da Serra da Barriga; e o Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, uma tenda de mil metros quadrados, que abriga a Praça Dandara (palco de apresentações culturais e debates), feira de empreendedores negros e quilombolas e espaço Beleza Negra destinado a estética afro.

Na Serra da Barriga, a atividade Malungos e Erês abraçando Palmares terá uma ampla programação dedicada aos malungos (companheiros de luta), em que artistas, ativistas, educadores, religiosos, dentre outras figuras enriquecerão as atividades no Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Já os Erês, são uma referência às crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas da região que poderão acompanhar, vivenciar e aprender sobre a história e a cultura do povo negro de Alagoas e de todo o Brasil.