Roteiro cultural

Com vasta programação, Festival Manguaba ocupa o bairro do Jaraguá e o centro histórico de Marechal Deodoro

Durante sete dias, o público vai poder participar de oficinas, mostra de cinema, shows, feira criativa, degustação gastronômica etc; tudo gratuito

Por Assessoria 03/10/2022 15h30
Com vasta programação, Festival Manguaba ocupa o bairro do Jaraguá e o centro histórico de Marechal Deodoro
A programação inclui shows, oficinas, mostra de cinema, feira criativa, exposição, city tour, roda de conversa e degustação gastronômica, uma maratona de atrações - Foto: Divulgação

O Festival Manguaba chega para unir arte, gastronomia e território. De 7 a 14 de outubro, o evento ocupa o bairro do Jaraguá, em Maceió, e também marca presença no centro histórico de Marechal Deodoro. A programação inclui shows, oficinas, mostra de cinema, feira criativa, exposição, city tour, roda de conversa e degustação gastronômica, uma maratona de atrações que se estende por sete dias.Todas as atividades são inteiramente gratuitas, com acesso livre ao público.

Nesta primeira edição, o grande homenageado é o seu Nelson da Rabeca, que há pouco tempo nos deixou, mas que permanece sendo um importante personagem para o presente do nosso patrimônio cultural. Para demarcar essa homenagem, o festival apresenta uma exposição sobre o mestre, que ficará em cartaz e aberta à visitação durante os sete dias do evento.

Maratona Multicultural


Em Maceió, as atividades acontecem nos arredores do espaço Mucuri, que fica localizado na Rua Sá e Albuquerque, 490, no bairro histórico do Jaraguá. Compõem a programação oficinas de grafite, de pandeiro, de roteiro para documentário e de direção de fotografia para documentário. Apresentações musicais, mostra de documentários alagoanos, feira criativa e degustação gastronômica completam a grade na capital.

Já em Marechal, o festival promove uma oficina de fotografia voltada para os alunos do Campus Ifal de Marechal Deodoro, que tem como foco o registro da lagoa Manguaba. Soma-se à programação a realização de um city tour pelo centro histórico da cidade, que busca vivenciar de perto a importância do patrimônio cultural e artístico da região.

Por que Festival Manguaba?


A laguna Manguaba é símbolo de resistência. Ela também nos lembra que é sempre tempo de reconstruir, de se reinventar. Apesar de tão atacada, ainda é dela que várias pessoas buscam o sustento. Além disso, a partir dela tiramos alguns ingredientes centrais da nossa gastronomia, que deve ser ancorada no sentimento de identidade e continuidade, com respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.

O foco do Festival Manguaba é exatamente esse: manter-se na resistência para abrir novos caminhos para a experimentação da cultura local, através da gastronomia e do nosso patrimônio artístico. O evento é uma demonstração da pluralidade de ritmos, tons, sabores e paisagens do nosso estado.

O Festival Manguaba é uma realização do espaço Mucuri com patrocínio do Sebrae Alagoas. Para ficar por dentro de todas as novidades e detalhes da programação, acesse @manguabafestival nas redes sociais.

Festival Manguaba

Quando? De 7 a 14 de outubro

Onde? Bairro do Jaraguá, em Maceió, e centro histórico de Marechal Deodoro

Totalmente gratuito