Roteiro cultural

Alagoas recebe programa de internacionalização de startup

Usina de Startup chega para acelerar e internacionalizar startups locais e promover negócios em escala global

Por Assessoria 29/09/2022 09h49
Alagoas recebe programa de internacionalização de startup
Usina de Startup chega para acelerar e internacionalizar startups locais e promover negócios em escala global - Foto: Warlan Marcel / Assessoria

Com foco em trazer ainda mais inovação, tecnologia e sustentabilidade para Alagoas, a empresa privada com fins lucrativos e sociais Usina de Startup chega ao estado com um escritório oficial, promovendo programas de incubação, aceleração e internacionalização para as empresas locais.

Ao todo, serão 300 empresas alagoanas beneficiadas por ano, além de grandes projetos que gerarão novas oportunidades de negócios, emprego, formação profissional e empreendedorismo. A engenheira mecânica Renata Guedes foi escolhida para coordenar a filial local. “Apresentei Alagoas e suas potencialidades quando venci o programa da Usina de Startups em abril. Mostrei que nosso estado merecia esse investimento”, comemora a candidata a deputada federal pelo partido União Brasil.

A Usina de Startup planeja internacionalizar 35 empresas entre indústrias e escritórios de serviços, todas com base tecnológica, de forma estratégica em diversos municípios de Alagoas. O mapa será desenvolvido juntamente com os governos e prefeituras do estado. “No total, deverão ser gerados 2.700 empregos diretos, com um investimento total da ordem de 1.8 bilhão de dólares, nos próximos 3 anos”, vibra a alagoana.

Em paralelo, ainda serão fornecidos cursos de formação em habilidades tecnológicas e atuais, para que a população possa estar preparada para assumir os desafios e as novas oportunidades de emprego que surgirão com a instalação dessas empresas em Alagoas. Além disso, a Usina de Startups promoverá o maior festival de inovação e tecnologia do Nordeste brasileiro: o Scale Up Festival - Alagoas, com cerca de 60 palestrantes de renome nacionais e internacionais, espaço Metaverso e shows, para um público total de 40 mil ouvintes durante os dias do evento, em data a ser futuramente divulgada.

Usina de Startup

A Usina de Startup é uma venture builder de presença global que idealiza, investe, incuba, acelera e internacionaliza empresas e startups. Fundada em 2016 na Noruega e estabelecida em 2019 no Brasil, a Usina está sediada na cidade do Rio de Janeiro, com filiais na Noruega, Islândia, Finlândia, Alemanha, Porto Rico, USA, Mercosul (Uruguai e Argentina), Angola, Peru e Chile. A missão da empresa é contribuir com a criação de programas de geração de oportunidades para empreendedores em estágio inicial de expansão e internacionalização do negócio.