Roteiro cultural

Maceió recebe o Festival Movimento Cidade em colaboração com o Festival Carambola

Por Assessoria 23/09/2022 16h36 - Atualizado em 23/09/2022 16h54
Maceió recebe o Festival Movimento Cidade em colaboração com o Festival Carambola
Festival Carambola traz diversidade em sua programação artística e cultural - Foto: Assessoria

No sábado, 8 de outubro, Maceió sediará pela primeira vez o Festival Movimento Cidade (ES), que em parceria com o Festival Carambola (AL) promoverá mesas sobre o mercado cultural e economia criativa. O evento é totalmente gratuito e contará com atividades diversas, como palestras, oficinas e apresentações musicais, numa programação diversa que começará às 09 horas, na ETA - Escola Técnica de Artes da UFAL (Praça Sinimbu, 206, Centro). Acesse mais informações no site do Movimento Cidade.

O núcleo criativo do festival alagoano Carambola, com apoio do SEBRAE-AL, convidou outros produtores e agentes culturais, de Alagoas e também de outros estados brasileiros, para uma série de três mesas que visam o compartilhamento de experiências sobre a cadeia produtiva do mercado da música independente no Brasil.

A ideia do Carambola com estas trocas visa a geração de novas conexões de artistas e projetos alagoanos com outros festivais e cenas brasileiras. As mesas do Festival Carambola, dentro do Festival Movimento Cidade, estão dispostas assim:

“Nova Graxa: comunicação e carreiras da cadeia produtiva da música independente”: Com Izabela Costa (assessora de imprensa do Festival Carambola/SP); Bia Bem (CEO da Bem Sonora, agência de social media e marketing digital/BA) e Fernanda Guimarães (cantora, compositora e produtora cultural/AL); A temática desta conversa vai abordar funções e ofícios dos bastidores da música que não costumam ser tão conhecidos e fomentados dentro deste setor, mas que possuem grande oferta de oportunidades e demandas de contratação por parte de artistas e festivais.

"Música e Turismo: Alagoas no mapa dos festivais brasileiros": Com Lili Buarque (sócia-diretora do Festival Carambola) e Karol Nascimento (líder do coletivo cultural SANTA+ e idealizadora do Festival MCZ Na Rua/AL); Mediação de Laís Falcão; A partir de iniciativas independentes, que valorizam a cultura e artistas de Alagoas, festivais locais vêm alçando o estado como um novo destino turístico nacional, pautado agora também na música. Nesta conversa a mesa discutirá como a cena alagoana vem se beneficiando dessas programações e quais os principais desafios de introduzir Alagoas no mapa da atual música brasileira independente.

"A cidade como personagem: narrativas sobre a experiência urbana no cinema": Com Tuca Siqueira (roteirista e diretora/PE) e Maysa Reis (fundadora do Filmes das Piabas/AL); Mediação de Luiza Leal (artista audiovisual/AL); Para além da contextualização geográfica, as cidades desempenham funções dramáticas potentes dentro de uma obra audiovisual. A mesa se propõe a discutir de que forma a vivência urbana de diferentes mulheres afeta e é afetada pela sua produção artística, tecendo um panorama das cidades no cinema brasileiro contemporâneo

Para completar o dia de oficinas, exposições, intervenções artísticas e bate-papos a edição do MC.Roda encerra sua primeira passagem em Maceió com shows de artistas locais e nacionais. Passarão pelo Palco Carambola: Naty Barros, cantora e compositora arapiraquense, Cesar MC, rapper capixaba, Deejay Barão, DJ paulistano influente no cenário de discotecagem alagoano, e Luedji Luna, cantora baiana e grande nome da nova MPB.

O Carambola é pautado na diversidade e estimula o desenvolvimento e promoção de novos artistas e bandas alagoanas a partir das suas iniciativas, e também da colaboração com outros projetos independentes, como por exemplo a recente “Noite Coala Convida Carambola”, realizada em São Paulo, no último mês de Agosto, numa festa com dois shows produzida pelo Carambola em parceria com o Coala Festival (SP).

Sobre este momento inédito, de receber mais um novo parceiro, e desta vez em Maceió, a sócio-diretora do Carambola e produtora cultural, Lili Buarque, diz: “É uma alegria perceber Maceió como um novo destino cultural, um espaço efervescente para quem quer discutir e pensar em novas tendências, seja na música, no cinema ou em outras linguagens artísticas. Poder trocar com o pessoal do Movimento Cidade tem sido uma experiência enriquecedora e esperamos que seja assim também para o público. Nossas mesas são, essencialmente, sobre trabalhar junto e fazer as coisas acontecerem de modo coletivo, espero que a plateia embarque nessa ideia com a gente também”, conclui.

Sobre o Festival Carambola

O Festival Carambola surgiu em 2017 com o objetivo de valorizar a arte alagoana em suas mais diversas vertentes, com o foco principal na música. Do evento que começou dentro de uma pequena casa de shows em Maceió, atualmente o festival já ocupa parte da área externa de um shopping center na capital alagoana, contabilizando, até 2022, seis edições realizadas. Pautada na diversidade, a curadoria do Carambola busca pela promoção e divulgação de novos artistas e bandas alagoanas, priorizando em suas escalações projetos que refletem questões raciais e também da comunidade LGBTQIA+, entre outras. Liderado por duas mulheres - a produtora cultural e musicista Lili Buarque e a artista plástica e diretora de arte Didi Magalhães -, o Carambola visa ressaltar a cultura popular alagoana e colocar Maceió de vez no mapa da música independente brasileira da atualidade.

Sobre o Movimento Cidade

O MC é um movimento de diversidade urbana que se interessa pela dinâmica dos centros urbanos a partir das linguagens de cinema, música, performance e debates temáticos, além de outras atividades de formação artística e cultural. É um movimento que está em sua quarta edição e se propõe a provocar a relação das pessoas com os territórios em que habitam, e pautar temas como: mobilidade urbana, ocupação e esvaziamento de espaços públicos, novas tecnologias, economia criativa, processos participativos, protagonismo de comunidades, representatividade urbana, cidade e consumo, o corpo na cidade, cidades humanas e inteligentes.

MC.Roda + Festival Carambola - Serviço:

Espaço multiplataforma de exibições itinerantes do Movimento Cidade

Sábado, 8 de outubro de 2022

09h00 às 00h00

Escola Técnica de Artes (ETA) - Praça Sinimbu, 206, Centro, Maceió, AL, CEP: 57020-590

Ingressos: Entrada franca