Roteiro cultural

Maceió Fest: mais de mil empregos são gerados com volta do evento

Segundo organizadores, carnaval fora de época é único no país com formato híbrido e tem atraído turistas do Nordeste e

Por Lucas França com Tribuna Independente 13/09/2022 07h00 - Atualizado em 13/09/2022 15h09
Maceió Fest: mais de mil empregos são gerados com volta do evento
Paula Sarmento (centro) e Leonardo Moraes (direita) - Foto: Edilson Omena

O maior carnaval fora de época de Alagoas está de volta após uma pausa de 17 anos. O Maceió Fest que acontece nos dias 23 e 24 de deste mês, no novo corredor da folia, na praia de Cruz das Almas, parte baixa de Maceió, voltou cheio de novidades e movimentando a economia local. Segundo Paula Sarmento e Leonardo Moraes, mais conhecido como Azzul, mais de mil empregos diretos e indiretos devem ser gerados com o evento.

“Entre as equipes de segurança, ambulantes, montagem, entre outros, serão com certeza mais de mil empregos diretos e indiretos gerados, potencializando a economia local. Além disso, tem a movimentação também para o setor do turismo, com pousadas e hotéis com reservas de turistas para essas datas’’, disse a organizadora Paula Sarmento.

Ao TH Entrevista, Sarmento e Moraes anteciparam que cerca de 70% dos abadás já foram vendidos e 60% do público são de alagoanos, mas vem gente de diversos estados do país. “O Maceió Fest tem atraído turistas da Paraíba, Pernambuco e do Nordeste como um todo, além de foliões que vão sair dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A divulgação está sendo muito grande e a receptividade nesse retorno vem nos surpreendendo. De Alagoas, temos foliões vindo de todas as regiões”, disse Leonardo.

Leonardo e Paula ressaltam que o retorno do Maceió Fest foi devido ao saudosismo e pedido de muitos maceioenses. “Decidimos retornar com o evento após muitas pesquisas e pedidos de maceioenses que guardam o evento na memória. E queremos fazer essa festa atraindo também o público novo. Por isso, temos essa programação diversificada. Acreditamos que, à medida que for se consolidando, o Maceió Fest irá atrair mais e mais turistas de todo o Brasil a exemplo das micaretas como Carnatal e Fortal’’.

Entre as novidades nesse retorno, Moraes destaca que o Maceió Fest é a única micareta no país com um formato híbrido. “Ou seja, serão 10 horas de festa em um novo formato que une a diversão dos blocos de rua com a segurança da Arena Exclusiva, que vai garantir muita diversão tanto para os que preferem o conforto dos camarotes e lounges quanto dos que não abrem mão de cair na folia atrás do trio elétrico. Os foliões que compraram os abadás também terão direito de curtir os shows nos palcos. Essa também é uma novidade – não estão pagando apenas pelo show no trio, mas pelos demais shows’’.

Paula Sarmento explica ainda que todos os blocos se concentraram nos jardins da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), onde a folia já começa com bar e música, enquanto o público espera as atrações principais. “Em seguida, os trios vão percorrer cerca de 1 km pela Avenida Litorânea até chegar na Arena Maceió. Os foliões vão sair da OAB conforme o bloco que escolheu sairá. E assim cada um por vez’’.

ATRAÇÕES

Nomes esperados pelo público, como Bell Marques, Durval Lelys, Harmonia do Samba e Cláudia Leitte já estão confirmados no evento, que também contará com Luísa Sonza, Tarcísio do Acordeon, Leo Santana, Rafa e Pipo Marques, Dennis DJ, Lipe Lucena e Pedro Sampaio. As vendas de abadás podem ser feitas no site oficial do evento: https://www.mczfest.com.br/ .