Roteiro cultural

II Mostra Que Desejo acontece no Centro Cultural Arte Pajuçara nos dias 18 e 19 de agosto

Por Assessoria 15/08/2022 17h45
II Mostra Que Desejo acontece no Centro Cultural Arte Pajuçara nos dias 18 e 19 de agosto
A mostra de cinema do Mirante Cineclube exibe filmes que abordam a sexualidade, o gênero e o desejo - Foto: Divulgação

Nos dias 18 e 19 de agosto, no Centro Cultural Arte Pajuçara, ocorre a II Mostra Que Desejo. A programação, totalmente gratuita, conta com 7 filmes, que se dividem em 2 sessões: "Explodir Tudo Que Não Queima" e "Como Era Gostoso o Teu Cheiro", além de performance, videoinstalação e debates. A entrada nas sessões está sujeita a lotação.

Na quinta (18), na abertura da Mostra, às 19h30, o público poderá assistir à performance da Drag Queen Leviathan. Na sexta (19), o diretor André Antônio irá realizar um debate sobre seu média-metragem premiado Vênus de Nyke. Durante os dois dias de evento, haverá a Instalação Menines de Miriam, de Bruca Teixeira, no hall do Centro Cultural Arte Pajuçara.

Na sexta (19), às 10h, a Mostra também irá promover uma consultoria de roteiro com Felipe André Silva, na sala 31 da Escola Técnica de Artes (ETA) e, às 16h, um debate/ensaio com Carol Almeida sobre Figurações Sapatões no Audiovisual, no Teatro do Centro Cultural Arte Pajuçara. Para participar destas atividades, os interessados devem se inscrever por meio de formulários que estão disponíveis nas redes sociais do Mirante Cineclube (Instagram: @mirante_cineclube | Twitter: @MiranteCineclub).

A seleção dos filmes foi feita por curadores reconhecidos nacionalmente e que foram convidados a integrar junto com o Mirante Cineclube em um quarteto de curadoria. São eles: Carol Almeida, doutora em Comunicação pela UFPE, além de curadora de festivais como o Olhar de Cinema, Recifest, Mostra Sesc de Cinema e Mostra de Cinema Árabe Feminino; Felipe André Silva, cineasta, preparador de elenco e curador em festivais como a Mostra Tiradentes e o Recifest; e os membros do Mirante Cineclube: Leonardo Amorim, cineasta e produtor cultural; e Maysa Reis, cineasta, produtora cultural e pesquisadora de gênero e cinema mestre pela UFS.

A Mostra Que Desejo é uma realização do Mirante Cineclube, que desde 2017 realiza sessões e encontros de cinema em Maceió. Em 2019, o Mirante promoveu a sessão especial de Cinema Queer, que em 2021 se tornou uma das mostras realizadas pelo cineclube. Neste ano, a II Mostra Que Desejo será realizada de forma presencial com uma programação que promove espaços de visibilidade e debates sobre sexualidade, gênero e desejo.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Quinta (18/08) – a partir de 19h30
Performance de Leviathan;
Sessão Explodir Tudo Que Não Queima

Sexta (19/08) – às 10h

Consultoria de roteiro de curta-metragem com Felipe André Silva
Descrição: Focando na construção de diálogos eficientes e criativos, que colaboram para um desenvolvimento mais eficaz de personagens e narrativas, a mentoria ministrada pelo cineasta pernambucano Felipe André Silva pretende proporcionar um olhar aprofundado naquilo que os personagens falam. Respeitando a lógica particular de cada narrativa, a atividade propõe examinar o modo como o texto fala, e como o refinamento desse aspecto pode oferecer uma nova vida ao roteiro.
Inscrições: https://forms.gle/ydf8Ak7bQwGS... - às 16h
Debate/ensaio com Carol Almeida - Figurações sapatões no audiovisual
Descrição: Um debate/ensaio sobre os apagamentos e desapagamentos em torno da ideia de um audiovisual lésbico e, em termos contemporâneos decoloniais e de um feminismo interseccional, convocarei o conceito "sapatões", colocando o termo como um gênero em si. Será feito um percurso simultaneamente histórico ao lado de um debate sobre interesses formais e processuais de um cinema lésbico/sapatão desde suas primeiras representações até movimentos mais contemporâneos. A palestra será em forma de um ensaio audiovisual, com exibição de imagens e leitura de um texto pessoal e analítico.
Inscrições: https://forms.gle/2xCMwQTWkXxn... – às 19h30
Sessão Como Era Gostoso o Teu Cheiro;
Debate com o cineasta convidado André Antônio sobre seu média-metragem Vênus de Nyke.

Durante os dois dias da mostra, haverá a Instalação Menines de Miriam, de Bruca Teixeira.