Roteiro cultural

Poeta 'Pedão' se emociona ao ser homenageado por uma estudante de 9 anos de idade

Valentina cursa o 4º ano do Ensino Fundamental, no Colégio Rosa Mística, em Maceió

02/06/2022 14h53 - Atualizado em 02/06/2022 15h10
Poeta 'Pedão' se emociona ao ser homenageado por uma estudante de 9 anos de idade
Pedão fica emocionado com ação da garota Valentina - Foto: cortesia

O poeta Pedro Soares, o Pedão desfruta momentos de muita felicidade, pelo fato segundo ele, de ter sido homenageado por uma estudante de apenas 9 anos de idade. É que Valentina Prado do Nascimento Marcolino, que cursa o 4º ano do Ensino Fundamental, no Colégio Rosa Mística, em Maceió recebeu uma tarefa para desenvolver em casa, um texto que pedia para que falasse sobre um poeta cordelista alagoano, pois Valentina não pensou duas vezes, pediu ajuda de sua mãe, Mari Prado, que tem suas raízes em Santa Luzia do Norte, terra natal de Pedão, foi daí que partiu a pauta para a tarefa escolar.


Pedão com seus 64 anos de idade é detentor de mais de mil cordéis escritos, entre eles um que certa vez prestou homenagem ao saudoso Dr. Luiz Tomaz, justamente avô da garota Valentina, cujo livro é titulado “Nossa Gente”. Conta dona Mari Prado, que por Pedão ter descrevido dias há atrás uma abreviada biografia de seu pai, Valentina achou por bem, optar para fazer sua tarefa retribuindo uma homenagem ao poeta santa-luziense Pedão.


Pedão que hoje integra a Academia Alagoana de Cordel e é secretário de Cultura e Turismo de Santa Luzia do Norte, cidade que chegou com três meses de nascido em Fernão Velho, comanda aos sábados pela manhã um programa eclético, na rádio Mares do Sul, em Marechal Deodoro. Na grade da programação o ouvinte curte: poesia, mensagens, informações, músicas e entrevistas. "Não existe nada mais emocionante do que ser homenageado por uma criança, só encontro uma palavra; gratidão, obrigado Valentina” disse emocionado Pedão.