Roteiro cultural

Marcos Farias lança terceiro álbum com músicas inéditas no Teatro Deodoro

Estação Utopia une Bossa Nova a clássicos do rock, como Beatles, e ainda traz traços das músicas folclórica negra, hispânica e genuinamente alagoana

Por Paulo Canuto / Ascom Diteal 02/05/2022 17h57
Marcos Farias lança terceiro álbum com músicas inéditas no Teatro Deodoro
Espetáculo de Marcos Farias será no Teatro Deodoro é o Maior Barato, na quarta-feira (4) - Foto: Arthur Celso / Agência FRAGMA

O músico alagoano Marcos Farias vai usar o palco oficial de Alagoas, Teatro Deodoro, para o show de lançamento do seu mais recente álbum de inéditas, “Estação Utopia”, terceiro na carreira do artista. O espetáculo acontecerá no Teatro Deodoro é o Maior Barato, na próxima quarta-feira, 04, às 19h30. Os ingressos podem ser adquiridos no link https://doity.com.br/estacao-utopia.

O lançamento do CD ocorreu ano passado, mas só nas plataformas digitais. Essa é a primeira vez que as músicas serão tocadas ao vivo. O álbum traz 11 faixas que exploram todas as referências musicais do artista, com duas canções consideradas especiais por ele. A primeira, “Jardins e Quintais”, com a participação ilustre de Wilma Araújo. Já a música “Preta” é uma “Óde a Tia Marcelina”, preta africana que teve seu terreiro invadido por um grupo miliciano e foi espancada em 1º de fevereiro de 1912, ano conhecido como o Quebra de Xangô.

O álbum começou a ser gravado em 2019 e tem um título bem peculiar, porém muito instigante, como o próprio Marcos Farias explica: “‘Estação Utopia’ é uma forma de definir uma viagem em que a gente está se desenvolvendo rumo a uma perspectiva de melhoras, de um mundo melhor, um mundo mais fraterno, porque estamos vivendo um momento de retrocesso, distopia e é importante não perdermos a esperança, trilhar essa linha da utopia, por isso a escolha desse título”.

Ainda segundo Marcos, o seu som é baseado na MPB com influências do “Clube da Esquina”, movimento surgido nos anos 60 em Belo Horizonte, que tem como expoentes Milton Nascimento, Toninho Horta, Wagner Tiso, Lô Borges, Beto Guedes e Márcio Borges; basicamente é uma mistura de estilos. Ele consegue juntar Bossa Nova a clássicos do rock, como Beatles. Há ainda traços das músicas folclórica negra, hispânica e genuinamente alagoana.

Além de músicas dos três CDs, o show ainda terá espaço para apresentar alguns sucessos da MPB, como Onde Estará o Nosso Amor, de Chico César. “O show, com direção musical do pianista e tecladista Silvano Queiroz, promete ser muito agradável, onde eu estarei apresentando músicas dos meus três trabalhos autorais: Encanto, O Tempo é Agora e o mais recente, Estação Utopia. Também estarei acompanhado de uma banda de grandes instrumentistas alagoanos. Espero também contar com o público, para juntos celebrarmos o lançamento desse projeto, porque tenho certeza que todos sairão satisfeitos”, ressalta Marcos.

Serviço

Teatro Deodoro é o Maior Barato - Espetáculo Estação Utopia com Marcos Farias

Data: Quarta-feira, 04 de maio Hora: 19h30

Local: Teatro Deodoro

Ingressos: Inteira - R$ 20,00; Meia - R$ 10,00 Vendas: https://doity.com.br/estacao-utopia

Terceiro álbum de inéditas do músico será lançado no Teatro Deodoro é o Maior Barato, na quarta-feira (4)