Política

Silvio Camelo fortalece atuação de entidades comunitárias com proposta na Assembleia

Deputado apresentou projeto que reconhece como de Utilidade Pública Estadual associação de Rio Largo que desenvolve ações sociais, culturais, esportivas e educacionais

Por Assessoria 28/08/2026 12h29
Silvio Camelo fortalece atuação de entidades comunitárias com proposta na Assembleia
Deputado Silvio Camelo - Foto: Ascom ALE

O fortalecimento de entidades que atuam diretamente nas comunidades é uma das frentes da atuação do deputado estadual Silvio Camelo (PV) na Assembleia Legislativa de Alagoas. A mais recente iniciativa do parlamentar nessa área é o Projeto de Lei Ordinária nº 2.101/2026, que propõe conceder o título de Utilidade Pública Estadual à Associação Comunitária de Moradores do Conjunto Margarida Procópio, em Rio Largo. A proposta foi protocolada em 10 de agosto e teve sua última movimentação registrada no dia 19, quando foi distribuída às comissões da Casa.

A entidade atua no Conjunto Margarida Procópio e tem entre seus objetivos a promoção de ações sociais, culturais, esportivas e educacionais voltadas ao bem-estar dos moradores, além do desenvolvimento de projetos para melhorar a qualidade de vida da comunidade e estimular a participação cidadã. A associação já possui reconhecimento de Utilidade Pública Municipal, concedido por meio da Lei nº 2.097, de setembro de 2025.

Para Silvio Camelo, o reconhecimento estadual representa uma forma de fortalecer organizações que desenvolvem trabalho diretamente junto à população. A proposta leva para a Assembleia uma demanda de uma entidade que atua em diferentes frentes e busca ampliar sua capacidade de participação em iniciativas voltadas ao desenvolvimento social e comunitário.

A atuação da associação também já aparece em ações oficiais de cultura. Em edital da Prefeitura de Rio Largo realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, a entidade foi habilitada e posteriormente selecionada para receber subsídio destinado à manutenção de espaço, ambiente ou iniciativa artístico-cultural. Na etapa final do processo, obteve nota 60, a pontuação máxima prevista no edital.

A iniciativa integra o trabalho de Silvio Camelo voltado à aproximação entre o Legislativo e as demandas apresentadas por comunidades e organizações sociais. Ao longo de 2026, o deputado também apresentou propostas relacionadas à educação, infraestrutura e proteção social, buscando transformar reivindicações de diferentes segmentos em matérias dentro da Assembleia Legislativa. O PLO 2.101/2026 é o projeto de lei mais recente apresentado pelo parlamentar que consta atualmente no sistema legislativo estadual.

Na avaliação de Silvio Camelo, fortalecer entidades que já desenvolvem ações nos bairros e comunidades significa reconhecer o trabalho realizado por quem está próximo da população. A proposta para a Associação Comunitária de Moradores do Conjunto Margarida Procópio faz parte dessa estratégia e reforça a defesa de um mandato presente nos municípios e atento às demandas apresentadas diretamente pelas comunidades alagoanas.