Política

Transplantados cardíacos divulgam manifesto de apoio ao Dr. Wanderley

Por Tribuna Independente 23/06/2026 18h14
Transplantados cardíacos divulgam manifesto de apoio ao Dr. Wanderley
Divulgação - Foto: Reprodução

O cirurgião cardíaco Dr. Wanderley recebeu apoio dos transplantados cardíacos alagoanos à sua pré-candidatura a senador pelo MDB. Um manifesto assinado pelo grupo foi lido e entregue ao médico com direito a relatos de uma segunda chance de vida e muitos agradecimentos. “Temos a certeza de que quem melhora vidas nos hospitais está pronto para transformar a saúde pública do nosso país”, inicia o manifesto, exaltando a seguir a “mesma garra com que lutou por nós na mesa de cirurgia”. No documento, ainda, os transplantados cardíacos relembram seus dramas e agradecem ao Dr. Wanderley pela “segunda chance de viver graças à sua dedicação, competência e humanidade”.

Dr. Wanderley realizou o primeiro transplante de coração do Norte/Nordeste, tendo seu paciente sobrevivido por 34 anos, alcançando o recorde de maior sobrevida pós-transplante cardíaco no Brasil e América do Sul. Ele é considerado um dos melhores cirurgiões da área no Brasil. No campo político Dr. Wanderley foi vice-governador por duas oportunidades: nos governos de Téo Vilela (2007 a 2025*) e de Paulo Dantas (maio a dezembro de 2022). Atualmente exerce o mandato de deputado estadual pelo MDB, partido que o lançou como pré-candidato ao Senado em dobradinha com o senador Renan Calheiros, que disputa a reeleição.