Política
Republicanos se divide entre Renan Filho, Davino e JHC
Lideranças do partido tiveram agendas com pré-candidatos de MDB e PSDB
No último final de semana, as pré-campanhas ao Governo de Alagoas ganharam reforço de peso do partido Republicanos. O que chamou atenção, no entanto, é que os principais nomes do partido, simultaneamente, se posicionaram de lados contrários na disputa eleitoral. Enquanto Davi Davino Filho, pré-candidato ao Senado, esteve com JHC (PSDB), pré-candidato ao Governo, em um encontro com evangélicos de Arapiraca, o deputado Antonio Albuquerque (União Brasil) posou ao lado do ministro Renan Filho (MDB), pré-candidato ao Governo, e do governador Paulo Dantas (MDB), registrando que garante apoio ao nome do MDB na disputa.
Apesar de ter se filiado ao União Brasil, Antonio Albuquerque mantém ligação com o Republicanos.
“Quem permanece na liderança e na presidência do partido é o meu filho mais jovem, o Arthur”. Eu vou votar em Renan Filho. E o Arthur, ele pode, e tem liberdade, até porque na democracia é assim, para apoiar quem ele julgar conveniente”, justificou o deputado. Vale lembrar que Arthur Albuquerque foi secretário de Estado do Trabalho no governo Renan Filho.
Em ambas as situações, a repercussão foi impulsionada nas redes sociais pelos próprios atores envolvidos. Davi Davino Filho busca uma vaga no Senado. Em 2022, ele estava no Progressistas e disputou a mesma vaga com Renan Filho e foi derrotado pelo, à época, governador. Desde então, ele vem alimentando a imagem de rivalidade com os Calheiros. Em 2024 estava cotado para vice-prefeito na chapa de JHC, mas foi substituído por Rodrigo Cunha, atual prefeito de Maceió.
Na pré-campanha, ele pressionou o grupo em público, mas acabou escanteado. Saiu do Progressistas e em março de 2025 assinou sua filiação ao Republicanos. A oficialização aconteceu direto de Brasília, mas o deputado Antonio Albuquerque fez declaração pública dando as boas-vindas ao novo correligionário.
Agora, pouco mais de um ano depois da filiação ao Republicanos, Davino se reaproxima de JHC e garante que essa é a melhor opção. “E hoje, sem dúvida nenhuma Jota [JHC], você é a pessoa mais preparada para representar o Estado de Alagoas. Você é a pessoa que representa a mudança com trabalho real”, disse ele em Arapiraca.
Já Antonio Albuquerque fez outro caminho. Saiu do partido na janela partidária e, no último domingo (21), Renan Filho publicou foto nas redes sociais uma foto ao lado do deputado e legendou de forma direta. “Recebi com muita alegria o apoio à nossa pré-candidatura ao Governo de Alagoas do deputado Antonio Albuquerque”. Arthur Albuquerque, filho do deputado e presidente regional do Republicanos, republicou a postagem de Renan Filho e reforçou dizendo “Estamos juntos e vamos à vitória se Deus quiser!”.
ARTICULAÇÃO E ANÁLISE
Estrategista há décadas na política, o deputado Antonio Albuquerque já se reelegeu por oito mandatos consecutivos. No entanto, o parlamentar não segue preso à legenda. Desde 2006, segundo registros da Justiça Eleitoral, ele concorreu em cada pleito por um partido diferente. Em 2006 pelo PFL, 2010 pelo PT do B, 2014 pelo PRTB, 2018 pelo PTB, e em 2022 pelo Republicanos. Este ano, ele já migrou para o União Brasil, por onde concorre mais uma vez à reeleição.
Nacionalmente, o Republicanos também mantém clara a postura dividida. Enquanto há no partido algumas pessoas que estão dentro do governo Lula, inclusive ocupando Ministério, algumas alas bolsonaristas resistem a apoiar o pré-candidato do PT à reeleição.
À Tribuna Independente, Antonio Albuquerque explica que o Republicanos não tem posição fechada sobre Governo. “O partido tem apenas um candidato ao Senado, por enquanto é esse [Davi Davino Filho]. Pode ter outros quadros, e tem no partido, que podem naturalmente, ainda, participar de alguma estratégia política, mas até esse instante, o partido tem apenas um candidato para disputar o Senado Federal, é ex-deputado e agora pré-candidato ao Senado, Davi Davino. E o destino que esse candidato ao Senado no campo majoritário vai tomar cabe a ele seguir”.
Arthur, segundo o deputado, não tem planos de disputar as eleições. “Por enquanto, não. Por enquanto. Mas como ele tem todos os direitos e está apto a disputar qualquer coisa, e a convenção não é agora, demora ainda para a convenção”.
Mais lidas
-
1Falta de transparência
MPF apura questionamentos sobre pagamento de precatórios do Fundef em São José da Laje
-
2Suspense, mistério e drama familiar
Final explicado da série espanhola Oasis: quem sequestrou Celia?
-
3Ele é o poder!
O que está por trás da fortuna de R$ 5,6 bilhões de Lionel Messi?
-
4Mortes, casamentos e mais
O que acontece no último capítulo e todos os desfechos de Guerreiros do Sol
-
5Mistério criminal
Final explicado de Perdendo o Juízo: Quem é a assassina?





