Política
Deputado denuncia abandono de espaços históricos de Maceió
Inácio Loiola afirmou que esses espaços estão 'totalmente abandonados' e fez um apelo para que o governo municipal se volte à preservação da história da capital
Em pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira, 12, o deputado Inácio Loiola (MDB) criticou duramente o abandono de locais históricos de Maceió pela Prefeitura, citando nominalmente a Praça Dom Pedro II, a Praça Sinimbu e o Mercado da Produção. O parlamentar afirmou que esses espaços estão “totalmente abandonados” e fez um apelo para que o governo municipal se volte à preservação da história da capital.
Inácio Loiola resgatou a importância histórica da região central de Maceió. Há 166 anos, em 31 de dezembro de 1859, Dom Pedro II atracou no Porto de Jaraguá e percorreu a rua que hoje leva o nome de Rua do Imperador até o local onde está a Assembleia Legislativa. Naquela data, o imperador inaugurou a Catedral Metropolitana de Maceió, principal referência do catolicismo no Estado. “A praça recebeu o nome de Dom Pedro II. É lamentável que esse espaço histórico se encontre totalmente abandonado”, declarou.
O deputado também mencionou a Praça Sinimbu, batizada em homenagem ao Visconde de Sinimbu, alagoano de São Miguel dos Campos e figura central do período regencial brasileiro, quando Dom Pedro II ainda não tinha idade para assumir o poder. “Outra praça totalmente abandonada”, resumiu.
Por fim, Inácio Loiola criticou as condições do Mercado da Produção. “O nosso mercado público aqui de Maceió é um verdadeiro chiqueiro, uma região em que a saúde pública já deveria ter tomado providências”, afirmou, comparando o espaço com outros mercados públicos do país, como os de Aracaju, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, que se tornaram pontos turísticos valorizados. “Eu, na condição de deputado estadual de Alagoas, não poderia deixar de registrar esse descaso com nossa capital”, concluiu.
Mais lidas
-
1Germânia Wênia
Professora morre em acidente na BR-316 em Palmeira dos Índios
-
2Manhã de sábado
Homem é preso por homicídio com golpe de faca no Jacintinho
-
3Candidato
JHC visita poço artesiano em Arapiraca e destaca ações que levam dignidade à população rural
-
4Vem por aí!
Conheça a nova novela das nove da TV Globo ‘Quem Ama Cuida’
-
5Decisão
TRE/AL determina retotalização dos votos das eleições de 2022 para deputado federal



