Política
Justiça Eleitoral cassa prefeita e vice de Barra de Santo Antônio por abuso de poder e compra de votos
O juiz eleitoral da 17ª Zona cassou os diplomas da prefeita de Barra de Santo Antônio, Lívia Carla da Silva Alves, e do vice-prefeito Lucas Martins Alves, eleitos nas eleições de 2024, por abuso de poder político e econômico e captação ilícita de sufrágio. A decisão de 1º grau também declarou a inelegibilidade dos dois pelo prazo de oito anos e anulou os votos obtidos pela chapa.
A sentença, proferida pelo juiz eleitoral Rafael Wanderley de Siqueira Araújo, julgou parcialmente procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), ao reconhecer que houve uso indevido da máquina pública e distribuição de benefícios a eleitores em troca de votos durante o período eleitoral.
De acordo com a decisão, ficou comprovada a realização sistemática de entrega de materiais de construção a eleitores previamente selecionados, adquiridos com recursos públicos, com finalidade eleitoreira. As provas incluíram documentos, como notas de pedido em nome da Prefeitura, nas quais constavam indicações de beneficiários sem vínculo com a administração pública.
A decisão ainda aplicou multa por litigância de má-fé a um dos investigados, em razão de tentativa de interferência na produção de provas, incluindo a supressão de depoimento mediante pagamento.
Ainda há a possibilidade de recurso para o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL).
Mais lidas
-
1Lagoa da Anta
Megaprojeto de torres volta à carga uma semana depois do novo Plano Diretor de Maceió
-
2Podcast Perdas e Danos
Executivo da Nestlé contratou torturador da ditadura militar
-
3De olho!
Quem ganhou a Prova do Anjo? Vencedor conquista prêmio inédito no Big Brother Brasil 26
-
4Terror da maquiagem
Demissão de Carolina Ferraz gera festas nos bastidores da Record
-
5Música
Venda de ingressos online para show do BTS no Brasil se esgota em menos de uma hora e meia



