Política
Consórcio Nordeste articula COP da Desertificação em Fortaleza
Documento solicitando candidatura foi entregue ao Ministério das Relações Exteriores, em Brasília
O presidente do Consórcio Nordeste, governador Paulo Dantas, do MDB de Alagoas, esteve no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, nesta segunda-feira (2) para defender a cidade de Fortaleza (CE) como sede da 18ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, a COP18, prevista para 2028. A iniciativa foi apresentada a pedido do governador do Ceará, Elmano de Freitas, do PT, que articula para que a capital cearense seja indicada como cidade anfitriã do evento.
A COP da Desertificação é um dos principais fóruns multilaterais voltados ao enfrentamento da degradação do solo, ao combate à seca e à adaptação às mudanças climáticas. Vinculado à Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, criada a partir da Conferência Rio-92, a encontro reúne chefes de Estado, diplomatas e especialistas para discutir políticas de recuperação de áreas degradadas, segurança alimentar e redução da pobreza em regiões áridas e semiáridas. O Brasil participou da criação da Convenção, sediou a COP3, em Recife, em 1999, e instituiu a Política Nacional de Combate à Desertificação por meio da Lei nº 13.153, de 2015.
Durante a reunião com a secretária-geral das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha, o Consórcio destacou que o Nordeste tem legitimidade técnica e estratégica para sediar o encontro. A embaixadora afirmou que o Itamaraty pretende trabalhar em conjunto com o Consórcio Nordeste para tornar o documento de pretensão à COP18 tecnicamente robusto. Ela disse ainda que, após o desdobramento do cenário político nacional e internacional, a candidatura brasileira poderá ser analisada e apresentada nos fóruns adequados.
Ao final do encontro, Paulo Dantas agradeceu a disposição do Ministério das Relações Exteriores e colocou a equipe técnica do Consórcio Nordeste à disposição para atuar de forma integrada com o Itamaraty na elaboração da proposta.
O governador esteve acompanhado do diretor-executivo do Consórcio, Carlos Gabas; do diretor Glauber Piva; da secretária da Fazenda de Alagoas, Renata dos Santos; do secretário de Comunicação, Wendel Palhares; do diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes; e do secretário-executivo de Relações Internacionais, Raul Manso.
Mais lidas
-
1Até 25 de outubro
BRK está com vagas abertas para diferentes áreas na Região Metropolitana de Maceió
-
2Crise?
Lucas Guimarães perde tudo no SBT e promove demissão em massa nos bastidores
-
3Assassino da máscara de hóquei
Jason Voorhees existiu de verdade? A história real por trás do filme Sexta-Feira 13
-
4Reprise confirmada
Vem por aí! TV Globo confirma Pantanal como próxima novela do Vale a Pena Ver de Novo
-
5Sem feridos
Acidente entre quatro carros provoca congestionamento na Leste-Oeste, em Maceió




