Política

Mulheres representam 54% do eleitorado em Alagoas

Por Ascom TRE/AL 24/02/2026 10h44
Mulheres representam 54% do eleitorado em Alagoas
Urna eletrônica - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A presença feminina é hoje uma das bases da democracia no Brasil.. Neste 24 de fevereiro, data que marca a instituição do voto feminino no Brasil, os números confirmam essa força: em Alagoas, as mulheres representam 54% do eleitorado. Dos 2.386.708 eleitores aptos, 1.277.333 são eleitoras.

Mais de nove décadas depois, os números demonstram não apenas a consolidação desse direito, mas o protagonismo feminino na participação política. Em Alagoas, a presença majoritária das mulheres no cadastro eleitoral reforça a importância do voto como instrumento de cidadania e transformação social.

“A data celebra uma conquista histórica e reafirma o papel das mulheres na construção do processo democrático brasileiro. Em Alagoas, os números confirmam que essa participação segue ativa e determinante para o futuro político do Estado”, comentou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Alcides Gusmão da Silva.

O crescimento e a estabilidade da participação feminina nas eleições também refletem avanços nas políticas de inclusão e na ampliação do acesso ao alistamento eleitoral. Além de maioria entre o eleitorado, as mulheres vêm ampliando sua presença nos espaços de debate público e nas disputas eleitorais, fortalecendo a representatividade democrática.