Política

Robério Oliveira toma posse e é novo presidente da Fetag

Ele defendeu união das bases pelo fortalecimento da agricultura familiar em Alagoas

Por Davi Salsa - Sucursal Arapiraca / Tribuna Independente 21/02/2026 08h00 - Atualizado em 21/02/2026 08h21
Robério Oliveira toma posse e é novo presidente da Fetag
Uma das prioridades de Robério Silva à frente da Fetag em Alagoas é ampliar a representatividade em todas as regiões do estado - Foto: Davi Salsa

Ao tomar posse no cargo, na sexta-feira (20), o novo presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (Fetag/AL), Robério Oliveira, defendeu a união das bases do movimento sindical para o fortalecimento da produção e da qualidade de vida no meio rural em Alagoas.

A entidade tem hoje 75 sindicatos ativos. A meta do novo presidente é ampliar a representatividade em todas as regiões do estado.

Robério Oliveira assume a gestão no lugar de Givaldo Teles, que comandou a Fetag/AL por dois mandatos.

O novo presidente agradeceu o apoio de todo o movimento sindical para enfrentar os novos desafios à frente da instituição.

A cerimônia de posse ocorreu no Espaço Casablanca, no bairro Boa Vista, em Arapiraca , e contou com a

presença de várias autoridades, incluindo o deputado federal Paulão (PT/AL); reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes; secretário de estado da Agricultura, Marcelo Melo; secretário de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, Genivaldo Oliveira; superintendente do Ministério da Agricultura e Pesca (MAPA) em Alagoas, Jorge Marques; superintendente da Conab/AL, Elizeu Rêgo, além de representantes de associações, cooperativas e sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais de todas as regiões do estado de Alagoas.

O ex-presidente Givaldo Teles fez um agradecimento a toda a diretoria na luta em defesa da mulher e do homem do campo. "A sensação neste momento é de gratidão e, acima de tudo, pelo sentimento do dever cumprido", afirmou.

Por sua vez, o deputado federal Paulão (PT/AL) parabenizou toda a diretoria da Fetag/AL e dos que fazem o movimento sindical no campo. "Quero mais uma vez me colocar à disposição de todos vocês para que possamos ampliar o debate e fortalecer a luta dos agricultores familiares de Alagoas por uma vida com mais desenvolvimento e conquistas", completou.

Além de Robério Oliveira na presidência, a nova diretoria é composta por Cicera Gomes, do sindicato de Senador Rui Palmeira, no Médio Sertão, como vice-presidente; Itamar Silva, de Craíbas, no Agreste, como secretário-geral; Givaldo Teles, de Lagoa da Canoa, também no Agreste, à frente da Secretaria de Administração e Finanças; Claudivânia Almeida, de Junqueiro, no Sul do estado, na Secretaria de Mulheres; e Lucineide Holanda, do sindicato de Chã Preta, nos Xucurus, na Secretaria de Juventude.