Política
Deputado federal sinaliza interesse em disputar o Senado
Alfredo Gaspar (UB) falou mais abertamente sobre o assunto em entrevista ao canal de TV do Portal 360
Único federal com definição em aberto até o momento sobre o destino eleitoral deste ano, o deputado Alfredo Gaspar (UB) falou mais abertamente sobre o assunto em entrevista ao canal de TV do Portal 360 na quarta-feira (4), ao jornalista Guilherme Waltenberg. Na ocasião, ele segue sem responder diretamente à pergunta sobre a candidatura, mas admite que o Senado tem mais poder de decisão, mas credita as especulações a terceiros.
“Agora meu nome tem aparecido como candidato a senador. Para mim, não muda nada ser deputado ou ser senador, o que muda é que hoje eu estou vivenciando em Brasília uma impotência generalizada do sistema parlamentar dentro da sobreposição de poderes. E acho que no Senado você tem uma possibilidade maior de decisão em relação ao futuro da nação”, disse Gaspar.
Ele utilizou a pergunta para descrever toda sua trajetória desde que entrou na faculdade de direito, repete que foi eleito o mais votado na capital sem comprar votos ou ter apoio de prefeitos, e disse não ter medo de ficar sem mandato.
“Eu tive que sair do Ministério Público, eu não me aposentei, e na política eu queria ser deputado para enfrentar tudo aquilo que eu fui contra quando eu pedi prisão de deputado, pedi prisão de vereador, de prefeito, pela má política, pelo combate à corrupção e ao crime organizado e estou realizando esses sonhos de cumprir e poder dormir de forma tranquila”.
Apesar de ter passado os últimos meses em articulações com lideranças políticas, o deputado ele garante que vai lançar, ou não, a candidatura de acordo com a vontade popular. “Se o povo de Alagoas me quiser como candidato a outro cargo, eu estarei a disposição. Se o povo de Alagoas me quiser como candidato a deputado, eu serei candidato. Se o povo de Alagoas não me quiser candidato, eu também tenho que seguir a minha trajetória de vida simples. Único orgulho que eu tenho nisso tudo é que o que eu falo em público eu cumpro no privado e cumpro no público. Eu tenho um compromisso com o Alagoano até o fim do mandato de honrar o mandato. Se nesse percurso me colocarem para outra trajetória, é algo que eu estou disposto a enfrentar”.
Ele faz duras críticas ao sistema político em Alagoas, mencionando o formato das campanhas. “Confesso a você, lá em Alagoas o sistema não é fácil, lá em Alagoas o sistema é bruto de verdade, não tenho medo de enfrentar, mas tenho a consciência que irei, se for para outro tipo de eleição, com muitas dificuldades. Você pergunta por quê? Porque eu não tenho domínio político de base, eu não tenho prefeito vinculado a mim, os outros candidatos um tem 80, outros tem 90, sei lá quantos, eu não tenho dinheiro para uma campanha, mas também eu não vou gastar dinheiro em campanha, ou seja, Alfredo, você pode ser um franco atirador, eu serei um candidato com perspectiva de uma disputa, mesmo diante da desigualdade de armas”.
Ao ter os nomes de Arthur Lira (PP) e Renan Calheiros (MDB) mencionados como políticos extremamente influentes no país, ele defende o surgimento de outra força, como uma terceira via.
“Não é só possível, é necessário. O Brasil precisa entender que esse pessoal tem muito prestígio em Brasília, mas há resistências em Alagoas, ou seja, o voto da grande maioria aí é o voto estruturado, o cara faz acordo com o prefeito, faz acordo com o vereador, mas muitas vezes esquece de conversar com a base, com os eleitores. E os eleitores cada vez estão mais livres, prova disso, fui eleito segundo deputado federal mais votado de Alagoas sem o apoio de um único prefeito, sem comprar um único voto. Ou seja, Alagoas cada vez mais mostra independência e eu acho que caminha para isso”.
Mais lidas
-
1Treta
Ex-jogador Edilson Capetinha é expulso do BBB 2026 após agressão a colega
-
2Celebridades na Sapucaí
Veja 7 estrelas internacionais que vão curtir a folia no Brasil
-
3O caso de Szopienice
A impressionante história real por trás da série Filhos do Chumbo
-
4Programe-se
Carnaval muda horários de shoppings e do comércio do Centro de Maceió
-
5Ações caem
Braskem dá calote de R$ 3,6 bi no Banco do Brasil



