Política

PCdoB retorna à Câmara após 14 anos

Charles Hebert pretende fortalecer iniciativas no campo progressista em Maceió e ampliar pautas e debates no espectro da esquerda

Por Emanuelle Vanderlei - repórter / Tribuna Independente 05/02/2026 08h30 - Atualizado em 05/02/2026 09h08
PCdoB retorna à Câmara após 14 anos
Em 2024, Charles Hebert teve 3.605 votos, um número que chamou a atenção na base pulverizada do nicho da esquerda em Maceió - Foto: Assessoria

Tomou posse ontem (4), como vereador na Câmara Municipal de Maceió, o suplente Charles Herbert (PCdoB). Primeiro suplente da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), ele assume a cadeira de Silvio Camelo Filho (PV), que pediu afastamento por 120 dias a partir de hoje (5).

O novo vereador reconhece que no passado o Partido Comunista do Brasil já teve presença marcada na casa, mas faz muito tempo que isso não acontece.

“O último mandato conferido ao PCdoB foi o vereador Marcelo Malta, que terminou a sua legislatura no ano de 2012. Então, estamos há quase 14 anos sem um representante do PCdoB aqui na casa”. Ele explica que nesse período eles têm trabalhado mais com alianças. “Junto com o partido, a gente consegue fazer uma luta maior para que outros representantes venham aqui para casa, não somente do PC do B, mas também de outros partidos que compõem a esquerda aqui na cidade de Maceió”.

Hebert chega à Casa legislativa com planos voltados para a juventude. “Nossa expectativa principal é tentar apresentar projetos, indicações que melhorem a vida das pessoas, que se aproximem mais. Maceió ainda é uma cidade das mais desiguais aqui na capital, entre as capitais do Nordeste, nós temos uma desigualdade muito grande, a juventude precisa muito, uma juventude que nem trabalha e nem estuda chega a quase 50% aqui na cidade. Então o nosso foco vai ser isso, vai ser que a gente apresente projetos, apresente indicações para que aproximem essa realidade e favoreçam essas pessoas que mais necessitam aqui na nossa capital”.

Figura reconhecida no mundo do esporte, ficou mais conhecido em sua passagem pela Secretaria do Esporte Lazer e Juventude de Alagoas, ele vê essa área como um caminho para transformar vidas na população de Maceió.

“Por conta de ser da área do esporte ela entra como uma das prioridades. Maceió precisa muito avançar no quesito de esporte, Maceió que é uma capital turística, pode estar angariando vários grandes eventos internacionais aqui pra Maceió. Tem também a formação da base do esporte nas comunidades, nas periferias, que é lá uma base, que saem grandes atletas para representar não somente o Maceió, como o Estado de Alagoas”.

Ele reflete sobre o pouco espaço que o campo progressista tem na casa. “Nem 10% são da ideologia mais ligada à esquerda. Então, a gente precisa ampliar esse número, precisa fortalecer as lideranças de esquerda aqui na cidade de Maceió, para que, nas próximas eleições em 2028, a gente possa ter um percentual maior para que a gente possa estar debatendo que principal é a construção de uma Maceió mais justa e digna para as pessoas que moram aqui”.

Desde o período eleitoral, houve especulações de que haveria possibilidade de o mandato de Silvio Filho ser repassado em algum momento aos suplentes. Esse ano, com o processo eleitoral começando, seria uma boa oportunidade de fortalecer os aliados que têm sido tão importantes, trazendo votos para a chapa que elege os deputados do partido.

Há também a expectativa de Charles deixar a suplência em definitivo, caso a vereadora Teca Nelma (PT), seja eleita como deputada nas eleições deste ano. Nos bastidores circula que o PCdoB está se preparando para fazer campanha para a companheira petista.

Em 2024, o Charles teve 3.605 votos, um número que chamou a atenção na base pulverizada do nicho da esquerda em Maceió.