Política

Procurador-geral de Justiça reúne vereadores e anuncia medidas contra problemas da BRK

Municípios da Região Metropolitana de Maceió levaram reclamações sobre a empresa ao Ministério Público de Alagoas

Por Ascom MP/AL 05/02/2026 00h42
Procurador-geral de Justiça reúne vereadores e anuncia medidas contra problemas da BRK
Reunião aconteceu na sede do MP/AL - Foto: Ascom MP/AL

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) detalhou, nesta quarta-feira (4), qual o cronograma do grupo de trabalho para tratar dos problemas enfrentados pelos municípios da Região Metropolitana de Maceió com o fornecimento de água e tratamento de esgoto pela BRK. A explanação foi realizada pelo procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, ao receber um grupo de vereadores de Marechal Deodoro, Atalaia, Pilar, Messias e Barra de Santo Antônio, na sede do MP/AL, em Maceió.

Lean Araújo enfatizou que já havia recebido a visita do presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Chico Filho, com o mesmo tipo de demanda em relação à concessionária BRK e que, na oportunidade, os vereadores da capital apresentaram as necessidades apontadas por oito presidentes de câmaras da região, quando se reuniram em Maceió para tratar do assunto.

O procurador-geral de Justiça entendeu a necessidade de formar o grupo de trabalho para ouvir as pautas das 13 cidades da Região Metropolitana e verificar, dentro do contrato de concessão, quais pontos não são cumpridos, e em seguida fixar prazos para a BRK.

Nesta quarta-feira (4), ficou estabelecido que, antes do final deste mês de fevereiro, os vereadores vão encaminhar ao MP/AL todas as demandas de seus respectivos municípios em relação aos serviços da BRK. No encontro, eles relataram que as principais reclamações da população se referem a valor da tarifa, falta de água recorrente e obras demoradas que causam transtornos à mobilidade urbana.

“Vamos reunir todas essas demandas em um mesmo procedimento para, então, fazer um diálogo interno com os promotores desses municípios já na primeira quinzena de março. Depois, faremos uma reunião ampla entre vocês e os promotores de cada cidade. Em seguida, em outro momento, vamos reunir todos novamente com a direção da BRK e apresentar a ela quais são essas demandas comuns e recorrentes”, apontou o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo.

Ainda segundo ele, após o momento com a participação da BRK, o objetivo é fazer um trabalho técnico para que as medidas resolutivas sejam efetivadas em benefício da população.