Política
Secretário garante que JHC será candidato
Na abertura do ano legislativo, Júnior Leão tratou sobre eleições e o planejamento de ações para Maceió em 2026
Na primeira sessão da Câmara Municipal de Maceió em 2026, o secretário de governo da Prefeitura de Maceió, Júnior Leão, esteve na Casa para representar o prefeito de Maceió, JHC (PL), na abertura dos trabalhos legislativos. O secretário não falou apenas sobre a relação e os trabalhos com o Legislativo para esse ano.
Em contato com a imprensa, Júnior Leão foi direto sobre os planos eleitorais do prefeito JHC para este ano.
“O prefeito JHC vai ser candidato. Será candidato a majoritária [Governo ou Senado], com certeza. [a governador?] Pode ser, por que não? O povo quer, não é? Político faz aquilo que o povo quer, a vontade do povo”, afirmou, categoricamente, o secretário.
Segundo Júnior Leão, que é considerado um habilidoso político no trato com vereadores, o prefeito já está em fase de definições da chapa.
“Ele já está montando chapas para proporcional [deputados estaduais e federais]. Naturalmente, todo candidato à majoritária tem que ter uma boa base de candidatos a proporcional e isso nós já temos. Candidatos a deputado estadual, teremos representantes do PL na Assembleia Legislativa e teremos uma chapa de federal que poderá fazer de dois a três pelo PL”.
Dentro da Câmara mesmo, a conversa já foi iniciada. “Nós tivemos uma reunião na quarta-feira passada (27), teríamos uma outra amanhã, mas ele teve que ir a Brasília, vamos adiar para uma outra oportunidade”.
Sobre os planos da Prefeitura de Maceió para este ano, Júnior Leão destacou duas obras grandiosas. “A administração de JHC é voltada para o povo de Maceió. E nós temos aí para entregar agora um grande projeto que é o sonho de Maceió, que é o projeto do Salgadinho. A maior obra de saneamento que Maceió já teve. E outros grandes projetos de JHC. O BRT, ele também vai dar um incremento muito grande, não vai dar tempo de entregar, mas vai dar um avanço muito grande e o sucessor da prefeitura dele vai concluir”.
Vivendo um momento de tranquilidade em que a maioria absoluta dos vereadores se declara governista, o secretário enalteceu essa relação. “A nossa relação, do governo JHC, com a Câmara é uma relação republicana. E nós temos uma base aqui bastante grande. Dos 27 nós temos 24 eleitos, é uma boa relação, muita conversa, muito entendimento e sempre uma relação republicana”.
DIÁLOGO
O vereador Chico Filho (PL), presidente da Câmara de Maceió, confirma essa boa relação.
“Temos uma parceria boa com o executivo. O Executivo tem mostrado muito serviço, e muitos desses serviços passam pela Câmara Municipal de Maceió. Aprovamos semana passada a lei orçamentária anual com todos os investimentos para 2026”.
Na avaliação de Chico Filho, a atual legislatura tem um perfil bastante produtivo. “Temos pautas importantes para tratar esse ano, e estou com um parlamento muito, muito, muito combativo, que tem apresentado indicações, projetos de leis, projeto de resoluções. São muitos. Em 2025 nós tivemos mais de 100 projetos de lei, mais de 3 mil indicações. Isso mostra que a Câmara Municipal está muito engajada em trabalhar pela cidade de Maceió”.
Após as tensões da sessão da última quinta-feira (27), em que a Casa votou o relatório reprovando as contas do município de Maceió no exercício de 2019, ano em que o vereador Rui Palmeira (PSD) era prefeito, Chico Filho afirma que tudo vai bem nas relações entre Mesa e parlamentares.
“O diálogo é ótimo. A gente tem uma boa relação com os vereadores. Com os vereadores de bancada, com os vereadores de oposição, aqui todos são maduros o suficiente para entender que é necessário o respeito. Na democracia cada um pensa de uma forma, cada um tem a sua bandeira, cada um tem sua forma de externar o seu pensamento, mas isso é importante que a gente tenha em mente sempre o respeito. Respeito ao cidadão que está ali do lado, ao vereador que está ali do lado e a população não quer brigas, a população quer resultado. E o resultado se busca com diálogo, é assim que eu penso, é assim que a gente tenta conduzir aqui a Casa”.
Para este ano, ele cita o Plano Diretor como pauta prioritária, mas sinaliza que a casa aguarda os encaminhamentos do executivo. “Nós temos pautas que são recorrentes, que estão sempre em discussão aqui. Referente a do plano diretor, não sei se o Executivo vai encaminhar ou não para a Casa ainda no primeiro semestre, mas é uma pauta que está sempre aqui sendo discutida”.
Fora isso, o presidente da Câmara enumera temas que sempre têm sido trabalhados na casa.
“Nós temos pautas com relação a segurança que também foi, não foi, é pauta aqui, nós temos o vereador Thiago Prado [PP] que está sempre destacando isso. Nós temos pautas referentes à saúde, tem as prestações de conta do SUS, empréstimos que a gente possa ter que fazer algum tipo de aprovação, ou discussão sobre empréstimos que o executivo possa ter. Uma informação que nós tivemos, é que nós vamos precisar fazer um ajuste de um empréstimo que a gente fez ano passado. O Senado Federal está pedindo uns novos entendimentos e aí a gente vai precisar passar novamente pela Casa. A gente está aqui para melhorar a questão da saúde, da educação, da segurança e pautas que são importantes para toda a comunidade aqui da cidade de Maceió”, finaliza o parlamentar.
Mais lidas
-
1Imprensa
FAF e cronistas esportivos unem forças para valorizar o futebol alagoano
-
2Saúde
Volta às aulas exige cuidado dos pais com a saúde dos filhos
-
3Imunização
Prefeitura de Maceió estende vacinação contra a Meningite C por mais uma semana
-
4Parte alta
Sílvio Camelo sugere novas datas de vacinação contra meningite em Maceió após alta procura e calor intenso
-
5Flexeiras
Operação termina com três mortos após confronto em AL



