Política
Xukuru-Kariri cobra homologação das terras durante passagem de Lula por Alagoas
Comunidade indígena de Palmeira dos Índios encaminhou carta ao presidente para tratar sobre a demarcação no município
Durante a passagem do presidente Lula (PT) por Alagoas, na última sexta-feira (23), foi encaminhada ao petista uma carta do povo Xukuru-Kariri. No documento, eles apelam pela homologação da demarcação das terras indígenas em Palmeira dos Índios. Com o processo em estado avançado, eles relatam sofrimento e violência na região.
“Vivemos tempos de grande sofrimento humano, marcados por divisões, violências, destruição da natureza e endurecimento dos corações”, diz o texto. Eles mencionam os preceitos da sabedoria ancestral para pregar a paz mas reivindicam que seja feita justiça.
“Como povo originário, carregamos a dor de sucessivas injustiças. Por gerações, tivemos negado o direito às nossas terras tradicionais, ainda que elas sejam fundamentais para nossa sobrevivência física, cultural e espiritual. Mesmo diante dessa história de negação, não desistimos de esperar: esperamos por justiça, esperamos por paz e esperamos por um tempo em que o direito caminhe junto com a dignidade, permitindo que a vida floresça sem medo. Nosso desejo é simples e profundo: viver em paz, cuidar de nossas famílias, preservar nossos rituais, nossa fé e nossa forma própria de estar no mundo”.
Os indígenas de Palmeira dos Índios reconhecem que no atual Governo há avanços na pauta. “Neste momento em que o processo de demarcação de nosso território tradicional avança, dirigimo-nos a Vossa Excelência para reafirmar nossa esperança e nosso pedido pela homologação definitiva de nossas terras”. E lembram que há previsão para isso na carta magna “o ato de justiça histórica, de fiel cumprimento da Constituição Federal de 1988 e de promoção da paz social. Para nós, a homologação é um passo sagrado e necessário, capaz de restaurar caminhos, curar feridas e assegurar que a vida siga seu curso com dignidade”.
Declarando que votaram no petista, eles questionam a demora. “Ajudamos a te eleger porque acreditamos no compromisso de Vossa Excelência com a nossa justa causa por território. Desde o governo de transição, foi formado o compromisso de homologação do território Xukuru-Karirri, demarcado em durante o vosso segundo governo. Até quando será nossa espera?”.
A região tem vivenciado conflitos por conta do avanço do processo de homologação das terras demarcadas. Lideranças políticas locais têm feito campanha contra a demarcação, chegando a ir ao STF tentar impedir. Há incitação de violência, jogando a população contra os povos originários. Eles defendem cautela no processo de transição, mas sem abrir mão da demarcação. “Defendemos que a eventual retirada das famílias não indígenas que ocupam nosso território seja conduzida pelo Estado com responsabilidade, diálogo e respeito à dignidade humana, conforme os princípios da justiça social. A dor não pode ser multiplicada, nem o sofrimento de uns utilizado para aprofundar injustiças contra outros. O direito sagrado à vida deve orientar todas as ações”.
E acreditam que não será possível manter a paz na região até que seja finalizado o processo de demarcação. “Clamamos para que o espírito do diálogo, da tolerância e da escuta verdadeira prevaleça. Temos assistido, em nosso município, a situações que geram preocupação e que, se não forem conduzidas com responsabilidade institucional, podem estimular conflitos e enfraquecer a paz social. Confiamos que a homologação de nosso território contribuirá para encerrar tensões e abrir caminhos duradouros de justiça e de paz, pois sem justiça não há paz verdadeira”.
O coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Alagoas, Cícero Albuquerque, tem ajudado a difundir o conteúdo da carta. Ele diz concordar com o conteúdo e estimula o apoio da sociedade ao povo Xukuru-Kariri nesta pauta. “Endosso inteiramente o documento e peço que divulguem para que mais pessoas apoiem essa justa causa”, disse ele.
Mais lidas
-
1Gratuito
Afya Maceió retoma assistência em saúde com agendamento para atendimento das Clínicas
-
2Famosos
Imagens mostram agressão de cantor João Lima contra esposa
-
3Veja antes e depois
Aline Campos (ex-Riscado) explode e rasga o verbo após críticas sobre aparência
-
4De olho!
BBB 26: Globo altera programação da semana após Prova do Líder
-
5Jacintinho
Mulher que teve sofá levado por caminhão de lixo ganha um novo em Maceió



