Política

Alagoas recebe ambulâncias, unidades odontológicas e 1.337 moradias do Minha Casa, Minha Vida

Entregas contaram com a presença do presidente Lula, do governador Paulo Dantas e outras autoridades, celebrando 2 milhões de moradias contratadas pelo programa

Por Assessoria 24/01/2026 00h17 - Atualizado em 24/01/2026 08h47
Alagoas recebe ambulâncias, unidades odontológicas e 1.337 moradias do Minha Casa, Minha Vida
Divulgação - Foto: Agência Alagoas

Alagoas recebeu, nesta sexta-feira (23), mais 1.337 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, em cerimônia na capital alagoana com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Paulo Dantas. O evento também marcou a entrega de sete ambulâncias para a renovação da frota do Samu e de 17 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs), além da celebração da marca de 2 milhões de moradias contratadas pelo programa desde 2023.

As unidades habitacionais entregues estão distribuídas nos residenciais Dr. Pedro Teixeira I e II, Parque Lagoa e Diana Simon Duarte. A solenidade ocorreu nos empreendimentos localizados no bairro Santa Amélia, parte alta de Maceió.

Participaram da cerimônia os ministros Jader Filho (Cidades), Rui Costa (Casa Civil), Renan Filho (Transportes), Guilherme Boulos (Secretaria Geral da Presidência da República), Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais) e outras autoridades políticas locais.

Durante o evento, o presidente Lula destacou a importância da moradia digna como direito básico e relembrou momentos difíceis de sua trajetória.

“O Minha Casa, Minha Vida é o maior programa habitacional deste país. Nunca se construíram quase 10 milhões de casas para o povo pobre em tão pouco tempo. Nosso compromisso é zerar o déficit habitacional”, afirmou.

A dona de casa Ednelza Fernandes, de 65 anos, aguardava a conquista da casa própria há quase duas décadas. Emocionada, ela agradeceu pela realização do sonho.

“Primeiramente, agradeço a Deus e a Nossa Senhora. Se eu não tivesse um Deus vivo e uma Mãezinha Santíssima cuidando de mim, eu não estaria aqui hoje. Estou muito feliz celebrando essa vitória. Foram quase 60 anos de espera. Me inscrevi no Minha Casa, Minha Vida em 2009 e só agora, graças a Deus, fui contemplada. Agora é esperar a entrega das chaves, preparar a mudança e ir para o meu novo lar. Em nome de Jesus e de Maria Santíssima, amém!”, relatou.

Reforço na saúde

Antes da entrega das moradias, Alagoas recebeu, por meio do Ministério da Saúde, sete ambulâncias para a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e 17 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs).

Em seu discurso, o governador Paulo Dantas agradeceu o apoio do Governo Federal, com destaque para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

“Quero fazer um agradecimento especial ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Como bem pontuou o ministro Renan Filho, no passado, o Estado de Alagoas teve que arcar sozinho com a conta da construção e da manutenção de muitos hospitais”, destacou o governador.

Das ambulâncias entregues, três serão destinadas ao município de Arapiraca, duas a Maceió, uma a União dos Palmares e uma a Penedo. Já as 17 Unidades Odontológicas Móveis beneficiarão os municípios de Arapiraca, Batalha, Campo Grande, Coqueiro Seco, Estrela de Alagoas, Maribondo, Monteirópolis, Olho d’Água do Casado, Olivença, Palmeira dos Índios, Piranhas, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Teotônio Vilela e União dos Palmares.

O ministro Alexandre Padilha ressaltou que a saúde bucal é um tema relativamente recente no Sistema Único de Saúde (SUS). “Durante muitos anos, a saúde bucal nunca teve atendimento no SUS; era uma área escondida dentro da saúde pública. Graças ao presidente Lula, o programa foi criado. O presidente anterior não comprou sequer uma unidade móvel; não queria dar nem vacina, nem oxigênio. Em 2023, havia 100 unidades móveis no país. Vamos chegar ao final de 2026 com 800 unidades distribuídas”, afirmou.