Política

Ao Senado, Renan e Lira estão na cota de favoritos

Calheiros e Arthur “dividem” votos nos municípios, mas há “ameaças” nas eleições deste ano

Por Emanuelle Vanderlei - repórter / Tribuna Independente 12/01/2026 08h10
Ao Senado, Renan e Lira estão na cota de favoritos
Senador Renan Calheiros e o deputado Arthur Lira são rivais políticos, mas ambos estão concentrados nas duas vagas para o Senado no pleito 2026 - Foto: Edilson Omena

Como já se sabe, as eleições deste ano trazem a disputa por duas vagas ao Senado em cada unidade da federação. Em Alagoas, a briga promete ser interessante e trazer protagonistas da política nacional. Desde 2024, vários nomes vêm sendo especulados para essa disputa. Os mais fortes até agora são Renan Calheiros (MDB), candidato à reeleição, e Arthur Lira (PP), deputado federal, ex-presidente da Câmara, que já deixou claro o interesse pela vaga. Ambos contam com alianças em muitas prefeituras do interior, e nos últimos meses intensificaram a presença nessas regiões.

Este ano se encerram os mandatos de Renan Calheiros e Eudócia Caldas (PL), suplente de Rodrigo Cunha (Podemos) que ocupa a cadeira desde janeiro de 2025 quando ele saiu para assumir a vice-prefeitura de Maceió. Calheiros vai para a reeleição e, naturalmente, já vem fazendo as articulações de bastidores. Eudócia, até agora, não demonstra uma expressividade eleitoral que chame atenção, mas a família ainda não decidiu se vai abrir mão da vaga.

Filho da senadora, o prefeito de Maceió, JHC (PL), segue sem pronunciamentos oficiais sobre o processo eleitoral, mas vem sendo cogitado desde que era candidato em 2024, tanto para o Governo do Estado, quanto para uma das vagas do Senado. Vez por outra aparece uma pesquisa em que seu nome aparece, mas ele nunca falou sobre isso em público. Mais recentemente, a primeira dama da capital alagoana, Marina Cândia, entrou no rol de possíveis candidaturas. Ela chegou a compartilhar em suas redes sociais, conteúdos de veículos de imprensa que a colocavam na disputa.

Enquanto isso, um de seus aliados angaria apoios para pleitear uma das duas vagas. Arthur Lira já lançou a candidatura do filho Álvaro Lira (PP) como seu substituto na Câmara Federal, e percorre o estado em uma pré-campanha da dupla Arthur senador/Alvaro deputado a todo vapor.

Arthur tenta seguir a trajetória do falecido pai, Benedito de Lira, que após alguns mandatos na Câmara Federal foi eleito Senador por Alagoas. Após sair do Senado, Benedito se tornou prefeito da Barra de São Miguel, onde permaneceu até o seu falecimento, no início do segundo mandato em 2025. Nome consolidado pelo Centrão, o ex-presidente da Câmara dos Deputados já se colocou como maior bolsonarista de Alagoas.

E é justamente dentro do bolsonarismo que estão surgindo mais possíveis candidaturas. A começar por Davi Davino Filho (Republicanos). Ele tentou a vaga em 2022, mas perdeu para o agora ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB). Atualmente, já deixou claro que segue disposto e tenta se vender como alternativa contra “os Calheiros”. O ex-deputado chegou a ser cotado como indicação de Lira para vice-prefeito de JHC em 2024, mas ficou de fora após a escolha de Rodrigo Cunha. Em seguida, se afastou do Progressistas de Arthur Lira e se filiou ao partido de Antonio Albuquerque, ele tem feito falas incisivas do tipo “Alagoas não tem dono”.

Aliados reforçam os planos nos comentários de suas redes sociais, chamando-o de “futuro senador”.

Ainda entre os apoiadores de Bolsonaro, um nome que vez por outra é ventilado, é o do deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil). Procurado pela reportagem da Tribuna Independente, ele confirmou que está em Alagoas fazendo uma série de reuniões políticas, mas sobre o pleito apenas informou que está analisando as possibilidades e que em breve irá anunciar sua decisão.

Na última sexta-feira (9), o vereador Kelmann Vieira (MDB), que é aliado do prefeito JHC, publicou em suas redes sociais que recebeu uma ligação de Alfredo Gaspar, confirmando que será candidato ao Senado, e quer o apoio do parlamentar em Maceió.

Até o fechamento desta edição, o deputado Alfredo Gaspar não havia confirmado se realmente estará na disputa pelo Senado nas eleições deste ano.