Política
Secretário de TI do TRE/AL participa do Teste Público de Segurança das urnas eletrônicas no TSE
O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), Henrique Méro, foi convidado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para integrar a equipe técnica do Teste Público de Segurança das Urnas Eletrônicas 2025 (TPS). O evento, realizado entre 1º e 5 de dezembro na sede do TSE, em Brasília, reúne investigadores, especialistas em segurança da informação e representantes da Justiça Eleitoral, com o objetivo de submeter os sistemas de votação e apuração – incluindo a urna eletrônica modelo UE2022 – a testes de integridade, segurança e transparência.
Durante a primeira metade do evento, a equipe técnica, incluindo o representante de Alagoas, atuou diretamente na interlocução entre os investigadores e o TSE, facilitando a comunicação e o suporte técnico necessário. Até o momento, não foram detectadas falhas ou anomalias nos sistemas analisados.
“Estamos atuando intensamente na fiscalização e interlocução entre os investigadores e o Tribunal — é fundamental garantir a segurança e a confiabilidade do processo eleitoral. Desde 2009, o TPS reafirma a segurança das urnas eletrônicas e todas as suas formas de auditoria e transparência”, afirmou o secretário Henrique Méro.
O Teste Público de Segurança é um dos pilares da auditoria da Justiça Eleitoral no Brasil, permitindo que atores externos — especialistas e representantes da sociedade — avaliem os sistemas envolvidos nas eleições, contribuindo diretamente para o aprimoramento da segurança e da transparência eleitoral antes das Eleições Gerais de 2026.
Mais lidas
-
1Arapiraca
Saiba quem era o enfermeiro morto por PM dentro de quarto de motel
-
2Arapiraca
Soldado matou enfermeiro após flagrá-lo com sua esposa em motel
-
3Arapiraca
Homem encontrado sem vida em quarto de motel foi morto por policial militar
-
4Na madrugada deste domingo
Homem é encontrado morto em quarto de motel no bairro Canaã, em Arapiraca
-
5Trânsito
Detran na Escola consolida Alagoas como referência nacional em educação para o trânsito



