Política

Guarda Municipal recupera tapumes furtados da Praça Sinimbu

Ação aconteceu após denúncia feita pelo vereador Siderlane Mendonça

Por Assessoria 18/11/2025 19h24
Guarda Municipal recupera tapumes furtados da Praça Sinimbu
Tapumes estavam escondidos ao lado de um lava-jato, no Centro de Maceió - Foto: Assessoria

Guardas Municipais de Maceió recuperaram uma grande quantidade de tapumes metálicos furtados que cercavam a Praça Sinimbu, em Maceió. A apreensão do material ocorreu na tarde desta terça-feira (18), após denúncia do vereador Siderlane Mendonça.

"Recebi essa informação de amigos ligados à segurança pública, que amam e zelam pela nossa capital. Como policial militar da reserva e parlamentar, exerci meu dever legal de fiscalizar a veracidade dessa denúncia e constatamos que o material furtado, que deveria servir justamente para proteger a população, estava escondido de maneira organizada ao lado de um lava-jato, no Centro", explicou.

Ainda segundo o parlamentar, após confirmar a denúncia na companhia de guardas municipais, ele acionou o secretário responsável pela Guarda, Eduardo Marinho, para apreender os tapumes, recolher o material e encaminhá-lo para a reinstalação.

“Ontem, a Guarda já prendeu três indivíduos que estavam desmontando e furtando esses equipamentos. Recuperamos uma parte desse material e, hoje, graças à denúncia do vereador Siderlane, conseguimos recuperar a outra parte do produto furtado para recolocar o material na praça, para que a obra possa continuar e o espaço seja devolvido à nossa população”, detalhou.

Cobrança

Na sessão ordinária desta terça-feira, o parlamentar usou a tribuna da Casa para cobrar agilidade na reforma dos equipamentos públicos da capital, a fim de evitar a depreciação do patrimônio público e contextos de insegurança para a população.

“Eu peço à Prefeitura que dê celeridade à reforma das praças, principalmente à Praça Sinimbu, que é referência na nossa cidade. Muitas vezes, o espaço é invadido por vários vândalos, por supostos movimentos, e as famílias, a população, não podem usufruir de um espaço de lazer e saúde que é delas. Fica aqui o meu apelo”, concluiu.

O caso

Um vídeo amplamente divulgado pela imprensa mostra o momento em que criminosos furtam placas metálicas utilizadas para o fechamento da Praça Sinimbu, que deve ser revitalizada pela Prefeitura de Maceió.

Após a divulgação do crime, o vereador Siderlane Mendonça tomou conhecimento do caso e conseguiu localizar o paradeiro do material furtado, agora recuperado pelo Município, mitigando as consequências do crime.

Em abril deste ano a Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado aprovou o projeto que altera o Código Penal para aumentar penas para os crimes de furto, roubo e receptação.

Segundo a Agência Senado com o texto aprovado a pena para furto passará de 1 a 4 anos para de 2 a 6 anos de reclusão. Se o furto atingir patrimônio público a pena será de 3 a 8 anos e, se houver uso de explosivo, de 5 a 12 anos. A pena para o crime de roubo passará de 4 a 10 anos para de 5 a 12 anos, que poderá aumentar se houver lesão corporal grave ou morte. Para o crime de receptação, a pena passará de 1 a 4 anos para pena de 2 a 6 anos.