Política

Deputada entrega comenda para oito empreendedoras de Alagoas

Evento foi proposto por Gabi Gonçalves, que vê em todas as homenageadas pessoas especiais

Por Ascom ALE 18/11/2025 01h38
Deputada entrega comenda para oito empreendedoras de Alagoas
Comenda foi entregue nesta segunda-feira (17) - Foto: Ascom ALE

Em Sessão Solene realizada nesta segunda-feira, 17, a deputada Gabi Gonçalves (PP) realizou a entrega da comenda Vera Arruda para oito empreendedoras de Alagoas, mais a o título de Cidadã Honorária para a Dra. Luana Rodrigues. O evento foi proposto pela deputada, que vê em todas as homenageadas pessoas especiais. "A gente sempre fecha o nosso ano legislativo com cereja do bolo, destacando o empreendedorismo, o empreendedorismo feminino, de mulheres que são mães, de mulheres que são filhas, que são donas do seu próprio negócio e donas da sua vida", iniciou a deputada.

"Essa comenda é uma grande forma de mostrar pra Alagoas que temos diferentes segmentos e que essas empreendedoras brilham, na sua essência, e que seguem moldando os destinos e abrindo caminhos em nosso Estado", disse a parlamentar. "Vera Arruda foi uma mulher que deixou um legado de essência, de respeito à verdade e de que quando a gente faz algo bonito, algo belo, ele transcende gerações", concluiu ela, sobre a empresária que leva o nome da comenda criada pela própria parlamentar, uma forma de homenagear o empreendedorismo feminino.

Foram agraciadas com a Comenda Vera Arruda, pelos relevantes papéis que desempenham no desenvolvimento econômico e social de Alagoas, as empreendedoras Aline Rijo, Ariane Pita, Arivania Pita, Alina Amaral, Luana Rodrigues, Marta Moura, Stefane Oliveira e Andréa Britto.

Homenageadas

Aline Amaral é formada em jornalismo pela Ufal e especializou-se em moda, sendo pioneira no jornalismo de moda na imprensa alagoana, atuando por 15 anos na cobertura de temporadas nacionais. Sua trajetória profissional a levou ao universo do figurino e do bordado, assinando peças para grandes artistas como Daniela Mercury, Elba Ramalho, Carlinhos Brown e Mariene de Castro. Em 2017, retornou a Alagoas e fundou sua marca, trazendo um olhar autoral sobre a moda, resgatando a ancestralidade por meio do bordado livre e das tramas naturais. Além da sua marca, Alina é idealizadora e coordenadora do Coletivo Aarteando, criado em 2017 em um bairro vulnerável de Maceió.

Aline Rijo é uma designer de festas, que se destaca ao propor uma estética autoral, afetiva e atemporal. Seus projetos, tanto na moda quanto na decoração, carregam identidade, acolhimento е coragem. Ela desenha espaços e roupas como quem conta histórias com textura, memória e emoção.

Chef e empresária, Andréa Britto começou a preparar quentinhas para os trabalhadores do centro de Maceió e com o tempo vieram o reconhecimento e novas oportunidades. A TV Pajuçara abriu espaço para seu talento e carisma, e pouco depois, com o apoio do sogro, Andréa assumiu uma pousada que virou pensionato estudantil. Ela passou por todo o Sistema S — Senac, Senai e Sebrae, adquirindo conhecimentos técnicos, administrativos e empreendedorismo. Esses estudos a prepararam para o passo mais importante de sua trajetória: a formação em gastronomia, concluída há 14 anos.

Ariane Pita desde cedo desenvolveu um olhar inovador para o bordado ponto cruz, incorporando releituras contemporâneas a essa arte tradicional. Como cofundadora do Beliê, Ariane assumiu a responsabilidade pelo design, acabamento e relacionamento com clientes, com showcase de moda MIC.BR e o desfile Coleção Luso-Barra, realizado em Portugal. Seu comprometimento com a educação a levou a estruturar oficinas de bordado para comunidade local, contribuindo para a preservação e valorização dessa técnica artesanal, destacando-se como uma liderança feminina no artesanato brasileiro.

Marta Moura, mãe de 9 filhos, sendo seis médicos, é graduada em Maceió, com especialização em Hematologia e Hemoterapia, sendo fundadora do Hemocentro de Alagoas, permanecendo neste órgão por 38 anos, motivo pelo qual já garantiu a ela a comenda Dr. Artur Ramos pelos serviços prestados aos deficientes do Estado.

Stefane Oliveira é casada com o pastor Gion Lucas, com quem compartilha o ministério e o propósito de servir ao Reino de Deus na Igreja Casa da Promessa, da qual são fundadores. É formada em engenharia civil e também empresária, proprietária da loja Maison Stefane Oliveira, onde expressa seu talento, visão e excelência profissional. Ela tem se destacado por sua sensibilidade espiritual, amor pela Palavra e dedicação ao cuidado com vidas.

Luana Rodrigues, Cidadã Honorária

Confeiteira e também formada em direito, a baiana Luana Rodrigues, além de receber a comenda Vera Arruda, também foi agraciada com o título de Cidadã Honorária de Alagoas. Desde a infância, Luana passou por experiências traumáticas, como abusos e violência doméstica. Em 2014, sua saúde foi gravemente impactada por um rompimento da retina, o que resultou na perda da visão de um olho, mesmo após a cirurgia corretiva. Em 2021, ela enfrentou mais um desafio: um novo descolamento da retina no olho direito, desta vez com complicações ainda mais graves, comprometendo ainda mais sua visão. Mesmo diante de todas essas adversidades, Luana se recusou a se deixar abater.

Movida por seu desejo de oferecer uma vida melhor para seus filhos e outras famílias que enfrentam desafios semelhantes. Luana Rodrigues é mãe solo de cinco filhos, todos diagnosticados com autismo, sendo um exemplo de perseverança e resiliência. Formada em direito e confeiteira, ela enfrentou desafios pessoais e profissionais significativos ao longo de sua vida. Diante das adversidades, fundou o projeto Famílias Atípicas Empreendedoras em Alagoas, um exemplo concreto de inclusão, empreendedorismo e rede de apoio, promovendo a autonomia das famílias atípicas que empreendem em diversos setores, como serviços de beleza, alimentação, vestuário e muito mais.

Sua atuação vai além de um simples projeto de apoio; Luana se tornou uma figura central na luta por uma sociedade mais justa e igualitária, promovendo a inclusão das pessoas neurodivergentes e a conscientização sobre a importância da rede de apoio para essas famílias.

Também compareceram à sessão o ex-prefeito de Rio Largo Gilberto Gonçalves, o desembargador Fábio Ferrario e o vereador por Maceió, Leonardo Dias.