Política
Deputada Fátima Canuto reforça ações de prevenção no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata
Projetos apresentados pela parlamentar ampliam o acesso à informação e ao cuidado integral da saúde masculina em Alagoas
No dia 17 de novembro, data marcada mundialmente pelo combate ao câncer de próstata, a deputada estadual Fátima Canuto destacou o compromisso do seu mandato com a prevenção e o acesso à saúde pública de qualidade para os homens e meninos alagoanos. Como parte dessa agenda de cuidado, a parlamentar apresentou dois projetos de lei que fortalecem a conscientização, a educação em saúde e as políticas de prevenção no estado.
O Projeto de Lei nº 1765/2025 propõe a realização de ações educativas para meninos de até 15 anos em escolas e Unidades Básicas de Saúde, incentivando o autocuidado desde cedo e promovendo conhecimento essencial sobre saúde masculina e prevenção de doenças.
Já o Projeto de Lei nº 1764/2025 institui em Alagoas as campanhas Novembro Azul e Novembrinho Azul, com foco na promoção integral da saúde do homem e do menino. A iniciativa abrange prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das doenças que mais afetam o público masculino. O Novembrinho Azul, por sua vez, dá ênfase à educação preventiva na infância, estimulando hábitos saudáveis, cuidados contínuos e a busca regular por atendimento médico.
Para Fátima Canuto, garantir acesso à informação e promover políticas públicas permanentes é fundamental para reduzir casos avançados e salvar vidas. “A prevenção precisa ser incentivada o ano inteiro. E isso começa com mais acesso, orientação e acolhimento na rede pública”, afirmou a deputada.
Mais lidas
-
1Quem sai?
Enquete A Fazenda 17: público define ‘plantas’ que vão para o Super Paiol
-
2'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
3Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
4Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
5Novo recurso
TV Gazeta de Alagoas recorre novamente ao STF para tentar reverter fim de contrato com a Rede Globo




