Política
Comenda reconhece atuação de Rafaella Toledo na reestruturação da oncologia pública em Alagoas
Homenageada pela ALE, a médica foi destacada pelo governador Paulo Dantas pela liderança técnica que triplicou o número de leitos oncológicos no estado
A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) concedeu, na manhã desta quinta-feira (13), a Comenda Hélvio Auto à coordenadora do Centro Estadual de Oncologia, a médica Rafaella Britto Toledo. A entrega aconteceu durante sessão solene com a presença do governador Paulo Dantas.
Ele destacou a importância do trabalho desenvolvido pela homenageada à frente da oncologia da rede pública estadual de saúde.
“A doutora Rafaella Toledo é uma médica com muita experiência, qualidade técnica e relevantes serviços prestados na área da saúde. Momentos como esse são significativos porque a sociedade alagoana precisa conhecer de perto quem faz um trabalho bem feito, quem olha para o outro com empatia e entrega resultados”, disse o governador, detalhando a ampliação dos leitos oncológicos no estado.
Ele lembrou que o Governo de Alagoas assumiu diretamente a gestão dos serviços, com planejamento e coordenação técnica de Rafaella Toledo.
“Historicamente, o Estado tinha cerca de 70 leitos para tratamento oncológico. Hoje, temos aproximadamente 210 leitos, triplicando a capacidade e salvando vidas. Foi uma decisão do Estado trazer para si a responsabilidade da oncologia, ampliando a rede pública e mantendo os convênios com as redes filantrópicas”, completou Paulo Dantas, ao lado da primeira-dama Júlia Britto Dantas.
Comenda
Proposta pelo 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Toledo, a horaria à médica Raffaela Toledo foi aprovada por unanimidade pelo Parlamento Estadual.
“Foi o Governo Paulo Dantas que enfrentou de frente o problema da oncologia, trazendo a responsabilidade para a rede própria do Estado. A doutora Rafaella representa a capacidade técnica da equipe do governador em enfrentar um problema grave e trazer soluções para o povo alagoano”, pontuou Bruno Toledo, que presidiu a sessão solene.
Discurso emocionante
Num discurso que emocionou a todos na Assembleia, a médica agradeceu pela honraria e refletiu sobre o significado coletivo da comenda.
“Receber esta comenda, símbolo de reconhecimento público e do compromisso com a nossa sociedade, é uma honra que transcende o âmbito pessoal. Ela representa, antes de tudo, a força de um trabalho coletivo construído a muitas mãos em prol daqueles que enfrentam uma das jornadas mais difíceis da vida: o tratamento contra o câncer”, declarou.
Ela recordou toda a trajetória: desde os estudos para ser aprovada no vestibular de Medicina da Uncisal, passando pela formação médica, a criação do serviço de biópsia do Cedim, do Plano Emergencial da Oncologia e da implantação do Centro de Oncologia de Alagoas.
“Recebo esta comenda com humildade e com o compromisso renovado de continuar servindo à população, de seguir lutando por uma oncologia mais justa, inovadora e humana. Agradeço à Assembleia Legislativa, em nome do deputado Bruno Toledo, por reconhecer esse trabalho. Agradeço também ao governador Paulo Dantas pelo compromisso com os alagoanos e por trabalhar dia e noite para trazer melhorias ao nosso estado. Que esta homenagem inspire a todos a continuar acreditando que o conhecimento transforma — e que o amor cura de muitas formas”, concluiu Rafaella Toledo.
A homenageada
Maceioense, Rafaella Britto Toledo é formada em Medicina pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), com residência em Clínica Médica no Hospital Geral do Estado (HGE) e especialização em Oncologia Clínica na Santa Casa de Misericórdia de Maceió.
Ela concluiu um fellowship (programa de treinamento avançado) em Oncologia Clínica no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, trazendo de volta ao seu estado natal conhecimentos de ponta para aprimorar o cuidado oncológico regional.
No Centro de Diagnóstico por Imagem (Cedim), assumiu a implantação de serviços especializados de biópsia de mama guiada por ultrassonografia e de punções tireoidianas, tornando-se diretamente responsável pela realização desses procedimentos diagnósticos essenciais.
Em 2023, foi nomeada pelo Governo do Estado coordenadora Médica de Oncologia de Alagoas, posição em que vem liderando a expansão e a integração da rede oncológica estadual, sempre com o foco em oferecer um tratamento de excelência, acessível e humanizado aos pacientes.
Neste ano, esteve à frente da instalação de dois novos equipamentos oncológicos em Alagoas: o Centro de Oncologia do Hospital Metropolitano de Maceió e o do Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe.
Anjo
A solenidade reuniu deputados, secretários de Estado, além de pacientes e familiares da homenageada, que destacaram a transformação na área de saúde sob a coordenação da médica.
A paciente oncológica Kelly Leite emocionou o público ao contar a sua luta contra o câncer e agradecer a assistência prestada pela médica Rafaella Toledo.
“A doutora Rafaella foi mais do que uma médica; foi um anjo que me deu força e esperança nos momentos mais difíceis. Ela não trata apenas da doença, ela cuida da vida, da essência, dos sonhos. Hoje tenho esperança de ser curada. Estou na etapa final do tratamento e sou eternamente grata”, agradeceu a paciente.
Mais lidas
-
1'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
2Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
3Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
4Anúncio
Estado deve lançar maior concurso público da história de Alagoas nesta terça-feira (28)
-
5Prado
Abertura oficial da 75ª Expoagro Alagoas acontece nesta sexta (24), às 19h




