Política
Parlamentares discutem projeto que reestrutura o Plano de Cargos e Carreira do Magistério Público Estadual
Projeto, de autoria do Poder Executivo, foi discutido em 2º turno no plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas
Os parlamentares apreciaram 20 itens na ordem do dia desta quinta-feira, 5, entre eles, o projeto de lei ordinária nº 1533/2025, que altera dispositivos da lei estadual nº 9.125, de 22 de dezembro de 2023, que dispõe sobre a reestruturação do Plano de Cargos e Carreira do Magistério Público Estadual de Alagoas. O projeto, de autoria do Poder Executivo, foi discutido em 2º turno.
Em sua mensagem, o governador Paulo Dantas informa que o objetivo da matéria é aperfeiçoar a sistemática de evolução funcional dos servidores docentes, reconhecendo de forma mais objetiva o mérito acadêmico decorrente da obtenção de títulos de pós-graduação e valorizando a qualificação técnica e acadêmica do corpo docente estadual.
"Atualmente, nos termos do art. 17 da lei estadual nº 9.125, de 2023, a ascensão funcional na carreira do magistério exige, de forma cumulativa, que o servidor docente transite pelos níveis imediatamente anteriores de titulação para alcançar o subsequente, de modo que a proposta ora encaminhada tem por escopo eliminar essa exigência sequencial, a fim de assegurar maior justiça e coerência ao sistema de progressão funcional", justifica o governador, sobre essa sistemática que guarda consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB.
Para ser aprovado, o projeto precisa passar por uma votação em 2º turno. Acompanhe as demais matérias presentes na ordem do dia:
Matéria votada em 2º turno:
- Projeto de lei ordinária nº 1643/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual 2024-2027, instituído pela lei estadual n°9.068, de 17 de novembro de 2023.
Matérias votadas em 1º turno:
- Projeto de resolução nº 254/2025, de autoria do deputado Mesaque Padilha (União), que concede a comenda Otto Nelson ao pastor José Holanda Padilha.
- Projeto de resolução nº 222/2025, de autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), que concede a comenda de mérito legislativo Tavares Bastos ao médico Álvaro Antônio Melo Machado.
- Projeto de resolução nº 157/2024, de autoria do deputado Delegado Leonam (União), que concede o título de Cidadã Benemérita Pontes de Miranda à senhora Marilma Torres Gouveia de Oliveira.
- Projeto de resolução nº 139/2024, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), que institui a comenda Dom Antônio Brandão para homenagear autoridades e líderes da Igreja Católica por seus relevantes serviços em defesa dos direitos sociais no Estado de Alagoas.
- Projeto de lei ordinária nº 1727/2025, de autoria do deputado Bruno Toledo (MDB), que altera a lei nº 5.900, de 27 de dezembro de 2023.
Matérias discutidas em 2º turno:
- Projeto de resolução nº 224/2025, de autoria do deputado Antonio Albuquerque (Republicanos), que concede a comenda de mérito legislativo Tavares Bastos ao senhor Marcos Antônio Pereira, presidente nacional do Republicanos.
- Projeto de lei ordinária nº 1586/2025, de autoria do deputado Inácio Loiola (MDB), que considera de Utilidade Púbica estadual a Academia Anadiense de Letras e Artes.
- Projeto de lei ordinária nº 1238/2024, de autoria do deputado Delegado Leonam (União), que reconhece como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Alagoas a Procissão do Alto do Cruzeiro, em Murici.
Matérias discutidas em 1º turno:
- Projeto de resolução nº 254/2025, de autoria do deputado Mesaque Padilha (União), que concede a comenda Otto Nelson ao pastor Agrimeron Teixeira Alves, em razão de sua contribuição em defesa dos direitos sociais no Estado de Alagoas.
- Projeto de resolução nº 197/2025, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), que altera a nomenclatura da 14ª Comissão da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas.
- Projeto de lei ordinária nº 1592/2025, de autoria do deputado Doutor Wanderley (MDB), que concede o título de Cidadão Honorário ao dr. Carlos Amilcar Salgado.
- Projeto de lei ordinária nº 1558/2025, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PL), que concede título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao senhor Henrique Gustavo de Carvalho.
- Projeto de lei ordinária nº 1555/2025, de autoria do deputado Lelo Maia (União), que considera de Utilidade Pública a Associação de Criadores de Peixes e Agricultores do Povoado Pontes-ACPAP.
- Projeto de lei ordinária nº 1542/2025, de autoria do deputado Gilvan Barros Filho (MDB), que considera de Utilidade Pública o Instituto Antonio Luiz da Silva.
- Projeto de lei ordinária nº 1539/2025, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que considera de Utilidade Pública o Instituto Professor Luiz Nogueira, de Maceió-AL.
- Projeto de lei ordinária nº 1507/2025, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que declara como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Alagoas o Festival do Bagre, realizado no município de Pilar.
- Projeto de lei ordinária nº 1469/2025, de autoria do deputado Delegado Leonam (União), que dispõe sobre a concessão do título de Utilidade Pública para a Associação Musical Divina Harmonia.
- Projeto de lei ordinária nº 1460/2025, de autoria do deputado Antonio Albuquerque (Republicanos), que considera de Utilidade Pública a Associação de Mulheres e Amigos do Sertão Alagoano-Amas/AL.
Mais lidas
-
1Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
2Diversidade
Coletivo transforma estande em vitrine de arte autoral e diversidade
-
3Competição
Nadador alagoano Alexandre Júnior conquista três medalhas nas Paralimpíadas Universitárias em São Paulo
-
4Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
5Mutirão
Procon Maceió participa de Mutirão de Negociação Financeira




