Política
Arquidiocese afasta três padres envolvidos em desvio de verbas
Eles foram afastados das funções e respondem aos crimes de acordo com direito canônico
A Arquidiocese de Maceió emitiu nota, na segunda-feira (3), comunicando que afastou de suas funções três reverendos, investigados por desvios de recursos da Igreja Católica. Foram afastados o Cônego Walfran Fonseca da Silva, o Cônego João José de Santana Neto e o Padre Edvan Bernardino da Silva.
Na nota, a Arquidiocese informa ainda que instituiu Processos Administrativos Penais em desfavor dos três reverendos. Caso as denúncias contra eles sejam confirmadas, os três podem perder a batina e ser expulsos da Igreja.
Segundo a nota da Arquidiocese, os procedimentos canônicos correm em segredo de justiça. “Concluída a fase diocesana dos Processos, os autos serão remetidos à Santa Sé, para a decisão final do Santo Padre Leão XIV”, explicou o Cônego Valmir Galdino Paes da Silva, Chanceler da Cúria Arquidiocesana de Maceió.
De acordo com a nota da Arquidiocese, os três religiosos teriam se envolvido em desvios de recursos, falta de prestações de contas e outras irregularidades, relacionadas às instituições administradas por eles, a exemplo da Fundação Leobino e Adelaide Motta.
“A Arquidiocese reforça que o afastamento não constitui punição antecipada, mas medida prudencial comum nos trâmites processuais canônicos, conduzidos com total transparência e zelo pela verdade”, destaca a nota.
Segundo a Arquidiocese, “a decisão foi tomada após criteriosa análise de documentos e oitivas de testemunhas, com a devida consulta à Nunciatura Apostólica no Brasil e ao Dicastério para o Clero”, acrescentou.
A nota enfatiza ainda a postura do arcebispo Dom Beto Breis, em defesa da legalidade, da moralidade e das boas práticas. Segundo a assessoria da Arquidiocese, “Dom Beto tem conduzido o processo com firmeza, serenidade e fidelidade à Igreja, assegurando que nenhuma irregularidade será tolerada”.
Por isso, o afastamento dos três religiosos foi necessário. Afinal, “as medidas visam preservar o bem público da Igreja, restaurar a justiça e reparar eventuais escândalos, para que prevaleça a verdade e se instaure plenamente a justiça”.
NOTA DA ARQUIDIOCESE
“A Arquidiocese de Maceió comunica que, após a devida investigação prévia e em conformidade com o Direito Canônico, foram instaurados Processos Administrativos Penais em desfavor dos Reverendos Cônego Walfran Fonseca da Silva, Cônego João José de Santana Neto e Padre Edvan Bernardino da Silva. As investigações tratam de supostas irregularidades em matéria econômica relacionadas a instituições anteriormente administradas pelos referidos clérigos. Os procedimentos canônicos seguem sob segredo de justiça e, concluída a fase diocesana, os autos serão remetidos à Santa Sé para decisão final do Santo Padre Leão XIV.
A decisão foi tomada após criteriosa análise de documentos e oitivas de testemunhas, com a devida consulta à Nunciatura Apostólica no Brasil e ao Dicastério para o Clero. Em conformidade com o Cânon 1722 do Código de Direito Canônico, os três sacerdotes foram temporariamente afastados do exercício público do ministério presbiteral, garantindo-se, contudo, o direito ao contraditório, à ampla defesa e à presunção de inocência. A Arquidiocese reforça que o afastamento não constitui punição antecipada, mas medida prudencial comum nos trâmites processuais canônicos, conduzidos com total transparência e zelo pela verdade.
A atual gestão da Arquidiocese de Maceió, sob a liderança de Dom Carlos Alberto Breis Pereira, reafirma que todas as ações adotadas estão em plena consonância com as diretrizes do Vaticano e com a orientação pastoral do Papa Leão XIV. Dom Alberto tem conduzido o processo com firmeza, serenidade e fidelidade à Igreja, assegurando que nenhuma irregularidade será tolerada. As medidas visam preservar o bem público da Igreja, restaurar a justiça e reparar eventuais escândalos, para que prevaleça a verdade e se instaure plenamente a justiça.”
Mais lidas
-
1Agreste da Paraíba
Acidente na BR-230 deixa seis mortos e outros feridos, em Soledade
-
2Diversidade
Coletivo transforma estande em vitrine de arte autoral e diversidade
-
3Fatalidade
Mulher morre após saber da morte de duas amigas em acidente na AL-145, em Mata Grande
-
4Competição
Nadador alagoano Alexandre Júnior conquista três medalhas nas Paralimpíadas Universitárias em São Paulo
-
5Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter




