Política

Deputado alerta sobre vulnerabilidade de segurança no Porto de Maceió

Segundo Cabo Bebeto, funcionários não autorizados teriam invadido uma área restrita do porto, o que resultou na suspensão temporária das operações

Por Ascom ALE 30/10/2025 03h47
Deputado alerta sobre vulnerabilidade de segurança no Porto de Maceió
Cabo Bebeto - Foto: Ascom ALE

O deputado Cabo Bebeto (PL) usou a tribuna da Casa durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 29, para alertar a administração do Porto de Maceió sobre o risco de perda do certificado de segurança portuária internacional ISPS Code – Código Internacional para a Segurança de Navios e Instalações Portuárias. Segundo o parlamentar, funcionários não autorizados teriam invadido uma área restrita do porto, o que resultou na suspensão temporária das operações.

“O que me chamou a atenção é que temos um porto que exporta e importa produtos como trigo, combustível, fertilizantes e açúcar — ou seja, um porto de grande importância para a economia de Alagoas”, observou Bebeto, destacando que a segurança estaria vulnerável. “Se essa situação for levada adiante, o Porto de Maceió poderá perder o ISPS Code, o que traria um enorme prejuízo para a nossa economia”, alertou o deputado, chamando a atenção da administração portuária.

Diante do cenário, Bebeto reforçou que Alagoas não pode correr o risco de regredir em razão de falhas de segurança. “Isso é fácil de resolver, e a administração sabe disso. Está esperando que o pior aconteça, e, se ocorrer, será difícil reverter”, concluiu o parlamentar.