Política
Procurador de Justiça Walber Valente recebe Título de Cidadão Alagoano em sessão solene
Homenageado, natural de Recife (PE), atua no Ministério Público de Alagoas desde 1982, quando foi nomeado promotor de Justiça de primeira entrância na Comarca de Traipu
Por iniciativa do deputado Doutor Wanderley (MDB), a Assembleia Legislativa de Alagoas realizou, nesta sexta-feira, 24, uma sessão solene para entregar o Título de Cidadão Honorário do Estado ao procurador de Justiça Walber José Valente de Lima, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Estado ao longo de sua carreira no Ministério Público.
O homenageado, natural de Recife (PE), atua no Ministério Público de Alagoas desde 1982, quando foi nomeado promotor de Justiça de primeira entrância na Comarca de Traipu. Em 1997, foi promovido, por merecimento, ao cargo de procurador de Justiça de segunda instância.
De acordo com Doutor Wanderley, para se tornar alagoano o cidadão precisa preencher alguns requisitos, e o procurador de Justiça Walber José Valente de Lima faz jus à homenagem. “O nosso homenageado é uma figura singular, com uma carreira brilhante, que merece o respeito dos alagoanos e do Ministério Público. A verdade é que ele já é alagoano de fato e agora se torna de direito, com esse título que é uma das maiores honrarias que este Parlamento pode conceder a um cidadão. Ele merece pela carreira e pela pessoa exemplar que é”, afirmou o parlamentar.
O mais novo cidadão alagoano agradeceu ao Parlamento Estadual, em especial ao deputado Doutor Wanderley, e disse sentir-se muito honrado com a homenagem. “Estou muito emocionado em receber este título de Cidadão de Alagoas, já que nasci em Recife, mas vim ainda criança para cá. Essa honraria representa uma concretização pessoal, pois sempre tive o desejo íntimo de me tornar, de direito, um cidadão alagoano, já que todos os meus parentes e amigos são daqui. Este título, no fundo, traz conforto ao meu coração por saber que o recebo do povo de Alagoas, por meio da Assembleia Legislativa”, declarou Walber Valente.
O procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, destacou a importância da homenagem, que envaidece todo o Ministério Público de Alagoas. “O homenageado, apesar de ter nascido em Pernambuco, tem suas raízes todas aqui, em nosso Estado. É um gesto nobre da Assembleia Legislativa, por intermédio do deputado Doutor Wanderley, extensivo a todos os integrantes do MP, sejam eles alagoanos ou não. Ele é um exemplo de dedicação, competência e amor pela Justiça, cuja trajetória inspira e cuja presença honra o Ministério Público”, ressaltou.
Compareceram ainda à sessão o desembargador Estácio Gama; o subprocurador-geral Sérgio Jucá; o procurador de Justiça Maurício Pita; o professor da Universidade Federal de Alagoas, Edgar Valente; a procuradora de Justiça Neide Camelo; o presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas, Givaldo Lessa; além de representantes do Ministério Público, familiares, amigos e convidados do homenageado. A solenidade foi abrilhantada pelo Coral Cantus Legis, do Ministério Público, sob a regência do maestro Werbeth Pimentel.
Currículo
O procurador de Justiça Walber José Valente de Lima nasceu em Recife (PE), no dia 30 de setembro de 1957. Filho do procurador de Justiça Edgar Valente de Lima e de Maria Lúcia Valente de Lima, herdou dos pais os valores da integridade, da justiça e do compromisso com o bem comum.
Sua trajetória no Ministério Público teve início em 8 de março de 1982, quando tomou posse como promotor de Justiça de primeira entrância, assumindo inicialmente a Promotoria de Justiça de Traipu. Ainda no mesmo ano, foi designado para responder pela Promotoria de Penedo. Atuou em diversas outras comarcas do interior alagoano — Pilar, Murici, São Miguel dos Campos, Marechal Deodoro e Palmeira dos Índios.
Em 20 de novembro de 1986, Walber Valente assumiu a 5ª Promotoria de Justiça da Capital. Em 1997, por critério de merecimento, foi promovido ao cargo de procurador de Justiça de segunda instância. A partir de então, exerceu diversos cargos na Administração Superior do Ministério Público de Alagoas, como corregedor-geral, subprocurador-geral administrativo-institucional e procurador-geral de Justiça em exercício.
Mais lidas
-
1Aposta do Brasil no Oscar 2026
Premiado, ‘O Agente Secreto’ é aprovado com nota máxima de crítica especializada
-
2True Crime
Conheça caso real por trás da minissérie O Monstro de Florença
-
3Escritor
Hayton Rocha lança novo livro em Maceió na véspera da Bienal do Livro de Alagoas
-
41 x 1
CRB empata com América-MG e permanece na nona colocação da Série B
-
5Litoral Norte
Olhar da Gente chega a São Miguel dos Milagres e realiza triagens




