Política
Alcides Gusmão é o novo presidente do TRE de Alagoas
Desembargador tomou posse em solenidade na sexta-feira (17) e o agora ex-presidente Klever Loureiro se tornou corregedor-geral

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) tem nova gestão desde a manhã da última sexta-feira (17). Em uma solenidade oficial realizada no auditório do Pleno do Tribunal, o desembargador Alcides Gusmão da Silva tomou posse para suceder Klever Loureiro como presidente no biênio 2025/2027. A posse solene reuniu magistrados, juristas e servidores da Justiça Eleitoral.
Eleito pelos pares, Gusmão fez um discurso comedido enaltecendo o protagonismo do TRE na condução das eleições. “Dirigir uma corte de justiça já traz em si o compromisso de trabalhar com grande dedicação. Esse compromisso ganha expressivo significado, quando se trata de uma corte eleitoral para a qual são direcionadas demandas caras à democracia, a exemplo da garantia de lisura na organização do processo de escolha dos candidatos nos diversos cargos eletivos”.
Na avaliação do novo presidente do TRE, cabe à presidência do Tribunal, com o apoio dos integrantes da corte, conduzir as ações a cargo da Justiça Eleitoral “tendo por parâmetro, acima de tudo, a constituição, o diálogo e a harmonia entre os poderes”.
Ele observa que há uma mudança de postura na sociedade nos últimos tempos, aumentando o desafio de órgãos como o TRE. “Observamos em nosso dia a dia, o quanto a sociedade por seus órgãos e entidades representativas tem exigido maior transparência do agir da administração pública. E como tem sido rigorosa na busca aos questionamentos que tem apresentado no âmbito do processo eleitoral. Nesse cenário, é nosso dever como juízes de tão estimada corte, assegurar a firme e independente conduta na organização das eleições para garantir o livre exercício do voto em defesa da democracia, esse é o compromisso do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, cuja presidência com muita honra e respeito, ora assumo”.
Detalhando toda a estrutura que faz a justiça eleitoral, ele convoca todos para perto de si. “Certo de que contarei com todo o apoio e dedicação de meus pares, dos servidores e servidoras, dos cartórios eleitorais e do Tribunal. Colaboradoras e colaboradores, e especialmente, cidadãos e eleitores dos quais a escolha, a convocação da justiça eleitora, fazem de fato funcionar as eleições. Quer seja na qualidade de mesário, ou de agente fiscalizador”.
O novo presidente já se prepara para o pleito de 2026. “Desafios se avolumam ao considerarmos a magnitude das eleições do próximo ano, nas quais o eleitor marcará seis importantes escolhas entre cargos executivos e representantes proporcionais, para que essas escolhas fluam com a regularidade e rapidez que tem sido a marca da justiça eleitoral, é preciso manter as linhas mestras do planejamento, então adotado por meus antecessores”.
De saída, Klever Loureiro fez um breve balanço da gestão e agradeceu a todos que fazem a justiça eleitoral pela participação em sua atuação. “Me foi confiada a complexa, porém gratificante missão de conduzir os destinos desta Casa da Democracia ao longo desses quase anos de gestão. O TRE de Alagoas, sob nossa gestão, consolidou-se como um legítimo guardião da vontade popular, mediante a execução de políticas públicas voltadas a garantir o exercício pleno da cidadania por todos os segmentos sociais”, disse ele, que agora assume como corregedor.
Alcides fez deferência à gestão de Loureiro, destacando sua atuação nas eleições 2024.
E na mesma manhã de sexta (17), antes da posse, foi entregue a Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador Hermann Byron de Araújo Soares, maior honraria do Tribunal, ao delegado Flávio Saraiva - secretário do Estado da Segurança Pública, ao comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), coronel Paulo Amorim Feitosa e ao desembargador Carlos Eduardo Contar, presidente do TRE do Mato Grosso do Sul e do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel).
O ex-comandante do 59º BIMtz, coronel Adelmo de Souza Carvalho também foi agraciado, sendo representado na solenidade pelo capitão Ivonaldo Arsênio da Silva. A Medalha do Mérito Eleitoral Hermann Byron foi instituída em 2016 para homenagear aqueles que contribuíram de forma significativa para o aperfeiçoamento e fortalecimento da Justiça Eleitoral.
Mais lidas
-
1Talento
Policial militar de Alagoas dá cores aos sentimentos por meio da pintura
-
2'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder
-
3Entrevista coletiva
Barroca lamenta empate em casa e projeta reação do CRB contra o América-MG
-
4Cinema
'Tron: Ares' estreia em 1º lugar no Brasil, mas tem bilheteria abaixo do esperado nos Estados Unidos
-
5Oportunidade
Prefeituras alagoanas aceleram para realizar concursos públicos: veja os municípios envolvidos