Política

Inácio Loiola homenageia professores e defende maior valorização da categoria

Seputado celebrou o Dia do Professor com uma emocionada homenagem à categoria

Por Ascom ALE 16/10/2025 00h32
Inácio Loiola homenageia professores e defende maior valorização da categoria
Deputado Inácio Loiola - Foto: Ascom ALE

Em pronunciamento na sessão ordinária desta quarta-feira, 15, o deputado Inácio Loiola (MDB) celebrou o Dia do Professor com uma emocionada homenagem à categoria e um apelo por maior reconhecimento profissional. "Parabenizo todos os professores do Brasil neste 15 de outubro, data que remonta a 1947, com a iniciativa do professor Samuel Becken e ao decreto de Dom Pedro I de 1827, que organizou o ensino elementar", explicou. Loiola afirmou ainda que "o professor é a base para o desenvolvimento de um país" e defendeu que "a educação deve ser tratada com respeito, oferecendo condições adequadas de trabalho".

"Ao longo dos últimos anos, temos sentido falta de apoio por parte de vários dirigentes, com exceção do Estado de Alagoas. Há falta de reconhecimento do papel do professor a nível de Brasil", criticou ele, sobre o cenário nacional, desejando por mais valorização aos profissionais da categoria.

Dois mestres

Loiola prestou homenagem pessoal a dois mestres falecidos: "Professor Ivan Fernandes Lima, a quem devemos todos os estudos geográficos de Alagoas, e professor Abel Tenório Cavalcanti, geólogo da Ufal e uma das maiores autoridades em hidrologia do Brasil, responsável por todos os estudos de águas subterrâneas e poços artesianos na capital", disse ele, sobre duas personalidades que o marcaram academicamente.

O parlamentar finalizou distinguindo entre ensino e mestrado: "Professor ensina, mestre orienta e dá conselhos. Estes dois saudosos eram professores mestres que contribuíram imensamente para o desenvolvimento de Alagoas", finalizou Loiola, reforçando que todo docente é pilar do progresso estadual e nacional.