Política

Plenarinho prepara programação para estudantes com direito a eleição de Mesa e sessão simulada

Alunos selecionados para o programa, por meio de concurso de redação, irão viver um dia de vereador na Câmara de Maceió

Por Dicom CMM 09/10/2025 00h38
Plenarinho prepara programação para estudantes com direito a eleição de Mesa e sessão simulada
Estudantes selecionados irão participar nesta quinta-feira (9) de uma programação especial - Foto: Dicom CMM

Os 27 estudantes selecionados para participar do programa Plenarinho, por meio de concurso de redação, irão participar nesta quinta-feira (9) de uma programação especial na Câmara Municipal de Maceió, com direito a eleição de Mesa Diretora e sessão simulada.

As atividades começam às 8h30 com o lançamento da exposição “A cidade onde vivo e o futuro que eu imagino”. O momento será realizado na galeria dos ex-presidentes, onde estarão trechos das redações vencedoras. Em seguida, os alunos participarão de uma oficina sobre o papel da Câmara e do vereador, e como nascem as leis.

Eles irão acompanhar a sessão ordinária do dia, depois formarão comissões para discutir propostas de lei para a cidade nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, desenvolvimento social e outros temas.

Após o almoço com vereadores, o grupo irá eleger a Mesa Diretora, tomar posse e, em seguida, realizar a sessão simulada, onde irá pautar, votar e discutir as matérias que as comissões criaram. O encerramento está marcado para as 17h.

O presidente da Casa, Chico Filho, afirmou que o Plenarinho tem o intuito de inserir a política na vida dos jovens e estimular a participação deles na cidadania. “A política é a ferramenta pela qual a gente consegue transformar a nossa vida e a vida das pessoas ao nosso redor. Se desde jovem as pessoas tiverem essa noção e essa responsabilidade, se souberem da necessidade de participar das discussões e das decisões, teremos não só um futuro melhor, mas um presente melhor também”, defendeu.

De acordo com o coordenador da Escola do Legislativo, Rodolfo Barros, a programação foi pensada para apresentar as atribuições da Câmara e dos vereadores em uma linguagem simples, que dialogue com os estudantes de acordo com a faixa etária deles. Os selecionados estão no nono ano do Fundamental e têm em média 14 anos.

“Eles vão entender o que é a Câmara Municipal, qual o papel do vereador e como se dá o processo legislativo. Como um projeto de lei é escrito e, a partir disso, qual é o trâmite desse projeto até a sanção do prefeito, para que se torne lei. A gente vai desmistificar tudo isso, explicar tudo isso de forma dinâmica, através de comissões”, explicou.